Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139| Tipo: | TCC |
| Título: | A prática de ensino de produção de texto escrito na visão dos discentes do Curso de Pedagogia da UFPB |
| Autor(es): | Fragoso, Adeline Rufino |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar o que o componente curricular Ensino de Português tem contemplado sobre práticas de ensino de produção de texto escrito a partir da visão dos alunos do curso de Pedagogia da UFPB. Para a realização da pesquisa aplicamos um questionário com os discentes ingressantes e concluintes do curso com a intenção de identificar: i) o motivo pelo qual os discentes optaram pelo curso de Pedagogia; ii) se os alunos do curso de Pedagogia consideram importante o ensino de produção de texto escrito nas séries iniciais do Ensino Fundamental; iii) se o componente curricular Ensino de Português está contemplando metodologias de como ensinar produção de texto nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se basea na perspectiva sociointeracionista de produção de texto, fundamentada nos autores: Antunes (2003), Leal e Melo (2006), Silva e Melo (2006), Leal e Brandão (2006), Leal e Albuquerque (2005) e Ferreira (2017). O procedimento metodológico nessa pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Para a realização da análise com base nos dados coletados organizamos os seguintes pontos a serem analisados: o que motivou o discente a escolher o curso de Pedagogia; expectativas X realidade sobre o componente curricular Ensino de Português; importância dada pelos discentes sobre aprender a produzir texto escrito; e por último, expectativas X realidade do desenvolvimento de metodologias de como ensinar produção de texto escrito para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir das análises realizadas, visualizamos, dentre outros, que o componente curricular Ensino de Português deixa algumas lacunas, principalmente quanto a preparar o futuro professor para ensinar seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a serem produtores de texto. Desta feita, ao longo de nossa pesquisa, levantamos algumas indagações com o intuito de provocar nosso leitor quanto ao que se ensina e o que se aprende na disciplina de Ensino de Português do curso de Pedagogia na UFPB. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Pedagogia Práticas de ensino Produção de texto escrito Professor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139 |
| Data do documento: | 16-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARF20112018.pdf | 830,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
