Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139
Tipo: TCC
Título: A prática de ensino de produção de texto escrito na visão dos discentes do Curso de Pedagogia da UFPB
Autor(es): Fragoso, Adeline Rufino
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o que o componente curricular Ensino de Português tem contemplado sobre práticas de ensino de produção de texto escrito a partir da visão dos alunos do curso de Pedagogia da UFPB. Para a realização da pesquisa aplicamos um questionário com os discentes ingressantes e concluintes do curso com a intenção de identificar: i) o motivo pelo qual os discentes optaram pelo curso de Pedagogia; ii) se os alunos do curso de Pedagogia consideram importante o ensino de produção de texto escrito nas séries iniciais do Ensino Fundamental; iii) se o componente curricular Ensino de Português está contemplando metodologias de como ensinar produção de texto nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se basea na perspectiva sociointeracionista de produção de texto, fundamentada nos autores: Antunes (2003), Leal e Melo (2006), Silva e Melo (2006), Leal e Brandão (2006), Leal e Albuquerque (2005) e Ferreira (2017). O procedimento metodológico nessa pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Para a realização da análise com base nos dados coletados organizamos os seguintes pontos a serem analisados: o que motivou o discente a escolher o curso de Pedagogia; expectativas X realidade sobre o componente curricular Ensino de Português; importância dada pelos discentes sobre aprender a produzir texto escrito; e por último, expectativas X realidade do desenvolvimento de metodologias de como ensinar produção de texto escrito para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir das análises realizadas, visualizamos, dentre outros, que o componente curricular Ensino de Português deixa algumas lacunas, principalmente quanto a preparar o futuro professor para ensinar seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a serem produtores de texto. Desta feita, ao longo de nossa pesquisa, levantamos algumas indagações com o intuito de provocar nosso leitor quanto ao que se ensina e o que se aprende na disciplina de Ensino de Português do curso de Pedagogia na UFPB.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Pedagogia
Práticas de ensino
Produção de texto escrito
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139
Data do documento: 16-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARF20112018.pdf830,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons