Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14150
Tipo: TCC
Título: O impacto da ludicidade no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC
Autor(es): Santana, Chirlene Maria
Primeiro Orientador: Maciel, Eliane Maria de Menezes
Resumo: Um dos maiores desafios da educação pública nos últimos anos tem sido a alfabetizar na idade certa. Para isso, os professores como forma de ampliar seus conhecimentos e levá-los a sua prática educativa, têm passado por diversas formações continuadas, dentre estas destacamos nesta pesquisa o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, que visa alfabetizar os alunos no primeiro ciclo de alfabetização que envolve do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental. Com isso, o objetivo deste estudo foi a observação da prática no cotidiano escolar para verificar se professores/as que fizeram a formação do PNAIC estão colocando em prática o que aprenderam, no que se refere a ludicidade. Trata-se, portanto de um estudo de cunho exploratório, desenvolvido, com uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por três professoras alfabetizadoras que participaram do PNAIC, no município de João Pessoa. Utilizei como referência teórica para conceituar o lúdico na educação autores/as como: Piaget, (1984); Vygotsky, (2000); Lara, (2003); Macedo, (2005); Oliveira, (2013); Imbernón, (2010), dentre outros. Por fim, os resultados do questionário foram submetidos à análise de agrupamento de informações, e a partir das análises feitas e concomitantemente com os estudos bibliográficos corporificaram os resultados da fase de discussões do presente trabalho. Ademais, os resultados mostram que o PNAIC é um mecanismo que deu certo no que se refere ao uso da ludicidade na alfabetização dos anos iniciais, tanto na língua portuguesa, quanto na matemática. Por meio da formação continuada, os/as professores/as encontraram subsídios, práticos e teóricos para repensar e transformar situações corriqueiras de sala de aula em atividade lúdicas e que são significativas para o avanço da aprendizagem individual e coletiva. Desse modo, é perceptível que o programa de formação trouxe uma significação aos professores, que visualizam e encaminhar suas práticas de ensino de forma natural na inserção das atividades lúdicas para alcançar seus objetivos.
Abstract: One of the biggest challenges of public education in recent years has been literacy at the right age. For this, teachers as a way to broaden their knowledge and take them to their educational practice, have undergone several formations continued, among these we highlight in this research the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC, which aims to teach students in the first cycle of literacy that involves the 1st to 3rd year of elementary school. With this, the objective of this study was to observe the practice in the school routine to verify if teachers who did the PNAIC formation are putting into practice what they learned, in what refers to playfulness. It is, therefore, an exploratory study, developed, with a qualitative approach. The sample was composed of three literacy teachers who participated in the PNAIC, in the municipality of João Pessoa. I used as a theoretical reference to conceptualize the ludic in education authors such as: Piaget, (1984); Vygotsky, (2000); Lara, (2003); Macedo, (2005); Oliveira, (2013); Imbernón, (2010), among others. Finally, the results of the questionnaire were submitted to the analysis of grouping of information, and from the analyzes made and concomitantly with the bibliographic studies, they embodied the results of the discussion phase of the present study. In addition, the results show that the PNAIC is a mechanism that has worked well with regard to the use of playfulness in literacy in the early years, both in Portuguese and in mathematics. Through continuing education, teachers have found practical, theoretical support for rethinking and transforming classroom situations into playful activity that are significant for the advancement of individual and collective learning. Thus, it is noticeable that the training program has brought meaning to teachers, who visualize and direct their teaching practices in a natural way in the insertion of play activities to achieve their goals.
Palavras-chave: Alfabetização
Formação dos professores
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14150
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMS29112018.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons