Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14154
Tipo: TCC
Título: O papel do(a) pedagogo(a) em casas de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: do assistencialismo ao direito à educação
Autor(es): Lira, Dione Oliveira de Souza
Primeiro Orientador: Severo, Leonardo Rolim de Lima
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso, propõe-se refletir as ações pedagógicas desenvolvidas em casas de acolhimento institucional em João Pessoa/PB. Através de uma revisão de literatura dos trabalhos já publicados de dissertações e teses e de pesquisa empírica, como também da pesquisa de campo com entrevista em áudio sobre as ações pedagógicas de pedagogos (as) em instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Nota-se um volume insuficiente de produção nesse campo o que contrasta com a importância e complexidade das dinâmicas de trabalho vivenciadas pelos profissionais nessas instituições. Com base nisto, discutimos o discurso das políticas de assistência social no acolhimento institucional; os sujeitos do acolhimento institucional, como também o direito a educação nesse contexto. O processo metodológico e analítico da pesquisa foi construído a partir das ações de intervenção do Programa de Educação Tutorial - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que provocou questionamentos e proporcionou reflexões sobre a dimensão pedagógica presente nas práticas de acolhimento institucional. Desse modo, foram entrevistados quatro coordenadores de casas de acolhimento institucional através de um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas feitas aos coordenadores das casas de acolhimento foram analisadas através do método de categorização de Bardin (2010) com o uso de três categorias sendo: atuação do pedagogo(a) na instituição de acolhimento; o papel do educador(a) social na instituição de acolhimento; e o planejamento educativo nestas instituições. Conclui-se que a atuação do(a) pedagogo(a) no contexto do acolhimento institucional é fundamental para a passagem das situações de assistencialismo para o fortalecimento do direito à educação nesses espaços.
Abstract: In this work of course completion, it is proposed to reflect the pedagogical actions developed in institutional shelters in João Pessoa / PB. Through a literature review of the already published works of dissertations and theses and of empirical research, as well as field research with audio interview on the pedagogical actions of pedagogues in institutional institutions for children and adolescents. There is an insufficient volume of production in this field, which contrasts with the importance and complexity of the work dynamics experienced by professionals in these institutions. Based on this, we discuss the discourse of social assistance policies in institutional reception; the subjects of institutional reception, as well as the right to education in this context. The methodological and analytical process of the research was built from the intervention actions of the Tutorial Education Program - Youth Protagonism in Urban Peripheries, which provoked questions and provided reflections on the pedagogical dimension present in institutional reception practices. Thus, four coordinators of institutional shelters were interviewed through a semi-structured questionnaire. Interviews with host family coordinators were analyzed using Bardin's categorization method (2010) using three categories: the pedagogue (a) in the host institution; the role of the social educator in the host institution; and educational planning in these institutions. It is concluded that the pedagogical role of the teacher in the context of the institutional reception is fundamental for the transition from welfare situations to the strengthening of the right to education in these spaces.
Palavras-chave: Educação
Acolhimento institucional
Atuação do pedagogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14154
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOSL27112018.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons