Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14157
Tipo: TCC
Título: Metodologias e práticas inovadoras na educação: uma análise dos trabalhos apresentados no ENDIPE
Autor(es): Dias, Desyrée Amanda Laport Maciel Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso insere-se no campo de estudos da formação docente e refletir sobre as práticas e metodologias inovadoras na educação. O obetivo do trabalho foi mapear as pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), para refletir sobre ensino, a aprendizagem e seus dilemas.Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de cunho documental, realizada nos trabalhos apresentados no ENDIPE entre os anos de 2007 e 2017, reconhecendo quais são as práticas e metodologias apresentadas no evento. O Encontro acontece a cada dois anos, por isso, a pesquisa mapeou os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos nos anos de 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016. O trabalho toma como referência autores/as como: Borsa (2007), Freire (1978), Kruger (2003), Libâneo (2005), entre outros. Ao todo, foram mapeados 40 trabalhos. Os resultados indicam que deste total, 34 versavam sobre o termo práticas inovadoras, enquanto apenas 6 tratavam sobre metodologias inovadoras. Além disso, em relação à questão de gênero, a maioria destes foram elaborados por mulheres.
Abstract: This Work of Completion of Course is inserted in the field of studies of the teacher formation and to reflect on the innovating practices and methodologies in the education. The objective of the study was to map the research presented at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices (ENDIPE), to reflect on teaching, learning and its dilemmas. It was a qualitative and quantitative research, documented, carried out in the works presented in ENDIPE between 2007 and 2017, recognizing the practices and methodologies presented at the event. The meeting takes place every two years, so the research mapped the works presented in the meetings held in the years 2008, 2010, 2012, 2014 and 2016. The work takes as reference authors such as: Borsa (2007), Freire (1978), Kruger (2003), Libâneo (2005), among others. In all, 40 papers were mapped. The results indicate that of this total, 34 dealt with the term innovative practices, while only 6 dealt with innovative methodologies. Moreover, in relation to the gender issue, most of these were elaborated by women.
Palavras-chave: Ensino infantil
Educação - métodos de ensino
Práticas pedagógicas
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14157
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALMRD03122018.pdf905,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons