Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14159
Tipo: TCC
Título: Os limites impostos ao deficiente nos espaços do exercício da docência: um estudo sobre os professores com deficiência física no CE/UFPB
Autor(es): Monteiro, Adailza Jéssica da Silva
Santos, Ediliene Cristina Laurência dos
Silva, Nátia Targino da
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo, apresentar uma sistematização de pesquisa, de cunho quantitativo e qualitativo, acerca da acessibilidade dentro do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Nosso trabalho deve-se as diversas limitações encontradas no que diz respeito à pessoa com deficiência, em especial à pessoa com deficiência física, onde nossa pesquisa trás as potencialidades e limitações sobre este tema, tendo como estudo de caso o CE- UFPB. Essas limitações vão desde as dificuldades de locomoção até as barreiras atitudinais que muito dificultam o acesso desses indivíduos ao direito de ir e vir, de executar necessidades básicas, usufruir dos direitos e serviços, ao lazer, à educação, à cultura, ao esporte. No primeiro capitulo fazemos um breve histórico sobre a deficiência física, os seus conceitos e sua etiologia. No segundo capitulo, nos propusemos a fazer um levantamento bibliográfico sobre a acessibilidade no Brasil, como forma de construirmos um panorama teórico que subsidie nosso estudo de caso. No quarto capitulo, o fito teórico e investigativo dar-se-á apresentar reflexões acerca das barreiras enfrentadas, pelas professoras com Deficiência Física em sua docência no Centro de Educação, da acessibilidade e das condições arquitetônicas do CE. Para alcançarmos este objetivo utilizamos a pesquisa empírica com abordagem qualitativa. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica e empírica, dando ênfase na abordagem qualitativa, apresentando um estudo conciso acerca da acessibilidade. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que ainda falta muito no aspecto infraestrutural e social para adequar realidade do público entrevistado a uma acessibilidade realmente digna.
Abstract: The purpose of this study is to present a quantitative and qualitative research systematization, about accessibility at Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Our research is due to the several limitations found in relation to the person with physical disability, where our research brings the potentialities and limitations on this subject, having as case study the CE-UFPB. These limitations range from the difficulties of locomotion to the attitudinal barriers that make it difficult for these individuals to have access to the right to come and go, to perform basic needs, to enjoy rights and services, to leisure, education, culture and sports. In the first chapter we give a brief history about disability, its concepts and its etymology. In the second chapter, we set out to make a bibliographical survey on accessibility in Brazil, to make a theoretical overview that would subsidize our case study. In the fourth chapter, the theoretical and investigative aim will be to present reflections on the barriers faced by teachers with physical disabilities in their teaching at the Education Center, the accessibility and the conditions and the architectural conditions of the CE.To achieve this goal we use empirical research with a qualitative approach. For this we use the empirical bibliographical research, presenting a concise study about accessibility. As a research tool we used the semi-structured interview. The results revealed that much is still lacking in the infrastructure and social aspect to adapt the reality of the interviewed public to a truly dignified accessibility.
Palavras-chave: Professores
Acessibilidade
Deficiência física - professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14159
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJSM06052019.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons