Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14160| Tipo: | TCC |
| Título: | Os saberes adquiridos na formação inicial para o exercício da prática docente de alunos com deficiência |
| Autor(es): | Silva, Jéssica Alves |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | Este trabalho tem por finalidade verificar os saberes adquiridos na formação inicial para as práticas docentes com alunos com deficiência, analisando o tema a partir do relato de professoras de sala de aula regular de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa – PB. Todos os dados foram obtidos através de uma pesquisa descritiva qualitativa, que foi usado como instrumento de coleta de dados, um questionário. Participaram da pesquisa três professoras da rede municipal de João Pessoa, que atuam ou atuaram na educação inclusiva na sala regular de ensino. Foi elaborado um questionário com questões que pretenderam verificar o conhecimento das professoras para atuar na educação inclusiva e sua visão sobre o assunto. De acordo com o que foi analisado, concluiu-se que a formação inicial do pedagogo ainda não é o suficiente para que ele possa atuar nessa perspectiva inclusiva, pois as professoras ainda se sentem inseguros e com dificuldades de atuar com alunos com deficiência em sala de aula regular, devido à falta de formação adequada, e de recursos e também de profissionais atuantes na escola para dar um suporte efetivo as professoras em sala. |
| Abstract: | This work aims to verify the knowledge acquired in the University graduate for teaching practices with students with disabilities, analyzing the theme from the narrative of regular classroom teachers of a public school in João Pessoa - PB. All data were obtained through a qualitative descriptive research, which was used a questionnaire as a data collection instrument. Three female teachers of the João Pessoa participated of the study, who work or worked in inclusive education in the regular classroom. A questionnaire was elaborated with questions to verify the knowledge of the teachers to act in the inclusive education and its idea on the subject. According to what has been analyzed, it was conclude that the initial formation of the pedagogue is still not enough for him to act in this inclusive perspective, because teachers still feel insecure and difficult to work with students with disabilities in the regular classroom, due to lack of adequate training, resources and also professionals working in the school to give effective support to the teacher in the class. |
| Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Prática docente Alunos - inclusão |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14160 |
| Data do documento: | 5-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JAS26112018.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
