Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14163
Tipo: TCC
Título: Que coisa é essa? Visualidades que circulam entre estudantes da rede municipal de João Pessoa
Autor(es): Costa, Aline Freire
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emilia
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática da Cultura Visual. Tem por objetivo apresentar as visualidades do cotidiano de estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram: Becker (2010), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin; Anderson (2010) e Tourinho (2011). Foram consultados os seguintes documentos: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo realizado conclui que o trabalho a partir das visualidades significativas para os estudantes pode contribuir com várias aprendizagens, desde que se considere o contexto cultural dos estudantes.
Abstract: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) aborda la temática de la Cultura Visual. Tiene por objetivo presentar las visualidades del cotidiano de estudiantes de la Enseñanza Fundamental, de una escuela pública del municipio de João Pessoa, Paraíba. Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida con estudiantes de la Enseñanza Fundamental. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron: Becker (2010), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin; Anderson (2010) y Tourinho (2011). Se han consultado los siguientes documentos: la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN), las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Fundamental y la Base Nacional Común Curricular (BNCC). El estudio realizado concluye que el trabajo a partir de las visualidades significativas para los estudiantes puede contribuir con varios aprendizajes, siempre que se considere el contexto cultural de los estudiantes.
Palavras-chave: Educação básica
Ensino fundamental
Ensino da arte
Cultura visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14163
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFC07112018.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons