Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168
Tipo: TCC
Título: A utilização dos jogos e das brincadeiras na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Albuquerque, Olívia Alexandre de
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria Andrade da
Resumo: A utilização dos jogos e das brincadeiras no universo da criança com transtorno do espectro autista busca refletir como o lúdico pode complementar na aprendizagem, proporcionando maior desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e possibilidades. Este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras e os jogos propiciam meios de inclusão em sala de aula, de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA). A pesquisa é de cunho qualitativo. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada como instrumento da coleta de dados a observação da criança com TEA na sala de aula e entrevistas com o professor, o gestor, o auxiliar de apoio e a coordenadora pedagógica. Foi possível constatar a importância e a indispensabilidade dos jogos e brincadeiras para favorecer o desenvolvimento. Através dos brinquedos, brincadeiras e jogos, podemos despertar a imaginação, e a colaboração entre as crianças, facilitando assim, que elas estabeleçam um bom relacionamento com outras crianças. Os resultados mostraram que o brincar como ação lúdica oferece diversos benefícios para as crianças com TEA, tais como: amplia sua comunicação, curiosidade, concentração, ajuda na construção de vínculos afetivos, e que as brincadeiras e os jogos promovem momentos de criatividade, além de facilitar o aprendizado.
Abstract: The theme of this work is the use of games in the autistic universe and it aims to reflect how the playful things can complement learning by providing greater development of their potentialities, abilities and possibilities in children with Autism. This present paper was developed collecting data by observations and interviews about autistic universe and the playful as a facilitator process of learning to show that children with Autism Spectrum Disorder (ASD) can be included in the scholar environment through games and plays and the importance of play games highlighting how essential it is for a children to grow up mentally and physically. It was possible to verify the importance and indispensability of plays and games to improve the development of children. Through them, we can awake the imagination and collaboration between the children, improving their relationships with others children. The results showed several benefits for children with theses games, like growing communication, curiosity, concentration, helping to create affective bonds, creative moments in addition to facilitating the learning.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Lúdico - jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
Metodologia de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OAA06112018.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons