Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização dos jogos e das brincadeiras na educação infantil para crianças com Transtorno do Espectro Autista |
Autor(es): | Albuquerque, Olívia Alexandre de |
Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria Andrade da |
Resumo: | A utilização dos jogos e das brincadeiras no universo da criança com transtorno do espectro autista busca refletir como o lúdico pode complementar na aprendizagem, proporcionando maior desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e possibilidades. Este trabalho tem como objetivo compreender como as brincadeiras e os jogos propiciam meios de inclusão em sala de aula, de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA). A pesquisa é de cunho qualitativo. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada como instrumento da coleta de dados a observação da criança com TEA na sala de aula e entrevistas com o professor, o gestor, o auxiliar de apoio e a coordenadora pedagógica. Foi possível constatar a importância e a indispensabilidade dos jogos e brincadeiras para favorecer o desenvolvimento. Através dos brinquedos, brincadeiras e jogos, podemos despertar a imaginação, e a colaboração entre as crianças, facilitando assim, que elas estabeleçam um bom relacionamento com outras crianças. Os resultados mostraram que o brincar como ação lúdica oferece diversos benefícios para as crianças com TEA, tais como: amplia sua comunicação, curiosidade, concentração, ajuda na construção de vínculos afetivos, e que as brincadeiras e os jogos promovem momentos de criatividade, além de facilitar o aprendizado. |
Abstract: | The theme of this work is the use of games in the autistic universe and it aims to reflect how the playful things can complement learning by providing greater development of their potentialities, abilities and possibilities in children with Autism. This present paper was developed collecting data by observations and interviews about autistic universe and the playful as a facilitator process of learning to show that children with Autism Spectrum Disorder (ASD) can be included in the scholar environment through games and plays and the importance of play games highlighting how essential it is for a children to grow up mentally and physically. It was possible to verify the importance and indispensability of plays and games to improve the development of children. Through them, we can awake the imagination and collaboration between the children, improving their relationships with others children. The results showed several benefits for children with theses games, like growing communication, curiosity, concentration, helping to create affective bonds, creative moments in addition to facilitating the learning. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Lúdico - jogos e brincadeiras Desenvolvimento infantil Metodologia de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14168 |
Data do documento: | 30-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OAA06112018.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons