Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14171
Tipo: TCC
Título: Por dentro da linguagem lúdica do autismo: políticas e práticas no ensino fundamental
Autor(es): Rocha, Sandra Marthina Chacon da
Primeiro Orientador: Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque
Resumo: Pensar o lúdico no universo autista envolve interlocuções teóricas e práticas diretamente relacionadas com as políticas nacionais de educação especial e educação inclusiva. Nesta acepção, esta pesquisa objetivou destacar as práticas pedagógicas lúdicas e interdisciplinares como mediação para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança autista na Escola Básica da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, buscou- se refletir sobre as políticas de inclusão no contexto da educação especial; ressaltar os aspectos biopsicossociais do transtorno espectro autista e suas aplicações para o processo do ensino de aprendizagem da criança; e promover intervenções didático pedagógicas junto com a criança autista, utilizando metodologias lúdicas para estimular a aprendizagem. Caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva, de abordagem qualitativa, cujas análises partiram de uma concepção dialética que compreende o fenômeno do particular para o geral, em diálogo com as concepções teóricas do ensino fundamental e das políticas educacionais. Portanto, o texto articula-se ao panorama histórico, leis e direito à educação da pessoa com deficiências no Brasil, lançando um olhar sobre o autismo e a importância da ludicidade em contextos de aprendizagem da criança autista. Os resultados apontam que as metodologias lúdicas promovem aprendizagem de modo significativo e estimulam a criatividade, o raciocínio, a imaginação e autonomia da criança autista. Práticas pedagógicas devem priorizar as atividades lúdicas, oferecendo um ambiente inclusivo e propicio ao acolhimento e socialização da criança autista. Para tanto, torna-se necessário também que o professor saiba lidar com as diferenças e necessidades especificas destas crianças.
Abstract: Thinking about the playfulness in the autistic universe involves theoretical and practical dialogues directly related to the national policies of special education and inclusive education. This research aimed to highlight the pedagogical and playful interdisciplinary practices as mediation for the development and learning of an autistic child in the School At the Federal University of Paraíba. To do so, it sought to reflect on inclusion policies in the context of special education; to highlight the biopsychosocial aspects of autism spectrum disorder and its applications to the process of teaching children's learning; to promote pedagogical didactic interventions with the autistic child, using playful methodologies to stimulate learning. It is characterized by a descriptive field research of qualitative approach, whose analyzes started from a dialectical conception that understands the phenomenon of the particular for the general in dialogue with the theoretical conceptions of the infantile education and the educational policies. Therefore, the text is articulated to the historical panorama, the laws and the rights of education of the disabled person in Brazil, with a view on autism and on the importance of playfulness in the contexts of learning of the autistic child. The results show that playful methodologies promote learning in a meaningful way and stimulate the creativity, reasoning, imagination and autonomy of the autistic child. In this sense, pedagogical practices should prioritize play activities by providing an inclusive and supportive environment for the reception and socialization of the autistic child. Therefore, it is also necessary for the teacher to deal with the specific differences na needs of these children.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Lúdico - jogos e brincadeiras
Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14171
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMCR26112018.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons