Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14189
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação família e creche no processo de desenvolvimento infantil
metadata.dc.creator: Silva, Thaís Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Nádia Jane de
metadata.dc.description.resumo: A parceria entre a família e a creche é um dos principais fatores que auxiliam no desenvolvimento da criança que estão nas creches, sendo uma relação baseada na busca de uma melhoria do processo de desenvolvimento da criança. Um dos discursos mais presente na fala dos educadores hoje em dia é sobre o acompanhamento familiar, que por muitas vezes é dificultado pela falta de tempo dos pais acarretados pelo trabalho, e a incompatibilidade de horários dos responsáveis com os disponíveis pela instituição. O presente trabalho tem como objetivo constatar como se estabelece a relação família e creche em quatro instituições de Educação Infantil na cidade de Bayeux. A pesquisa teve como fundamentação teórica diversos autores, tais como: Haddad (1989), Jardim (2006), entre outros. A coleta de dados foi realizada juntamente com famílias e professores de crianças entre 2 e 3 anos que frequentam as creches, visando ter uma relação mais direta com os indivíduos. Desta forma, a partir dos resultados, ficou perceptível o quão importante essa relação entre a família e creche. Vemos que essa relação está cada vez mais difícil, tendo em vista a falta de tempo, sendo assim, vemos que é imprescindível que desde a educação infantil, a professora tenha um olhar sensível quanto a realidade da criança, procurando entender como se dá a relação da própria criança com a família, e a partir daí, buscar alternativas que possam envolver a família da criança nesse processo de desenvolvimento dentro da creche.
Abstract: The partnership between the family and the day care center is one of the main factors that help in the development of the child in the day care centers, being a relationship based on the search for an improvement in the child's development process. One of the most present speeches in the educators' speech today is about family accompaniment, which is often hampered by the parents' lack of time for work, and the incompatibility of the parents' schedules with those available to the institution. The present study aims to establish how the family and daycare relationship is established in four institutions of Early Childhood Education in the city of Bayeux. The research had as theoretical foundation several authors, such as: Haddad (1989), Jardim (2006), among others. Data collection was carried out together with families and teachers of children between 2 and 3 years of age attending day care centers, in order to have a more direct relationship with individuals. Thus, from the results, it was perceptible how important this relationship between family and day care. We see that this relationship is increasingly difficult, given the lack of time, so we see that it is imperative that since the child's education, the teacher has a sensitive look at the reality of the child, trying to understand how the relationship occurs of the child with the family, and from there, to seek alternatives that may involve the child's family in the process of development within the day-care center.
Keywords: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Creche
Família - creche
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14189
Issue Date: 6-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGS19112018.pdf706,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons