Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14223
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição do Programa de Educação Tutorial - PET na formação docente para a educação de jovens e adultos: o que o discente aprende?
metadata.dc.creator: Lima, Erica Lira Albuquerque de
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: A formação docente é uma dimensão essencial nos cursos de licenciatura em que os discentes ampliam seus olhares para a escola e seus sujeitos com mais criticidade. O Programa de Educação Tutorial-PET é um programa do Ministério de Educação-MEC que tem vários projetos espalhados pelo Brasil que traz a possibilidade de trabalho com a formação docente. O PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular: Diálogos Universidade-Comunidade é parte deste programa na Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Este trabalho foi desenvolvido para refletir sobre as experiências de formação docente a partir do Programa de Educação Tutorial -PET;Conexões de Saberes, identificando os impactos para os discentes (bolsistas e voluntários) enquantos graduandos através de suas trajetórias acadêmicas no referido projeto. A abordagem da pesquisa foi do tipo qualitativa, com uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados; os sujeitos da pesquisa foram 06 bolsistas do referido projeto. Diante do que foi levantado, identificou-se que o projeto vem possibilitando unir a teoria e prática, tendo como foco a Educação Popular relacionado ao público da EJA nos processos de ensino e aprendizagem.
Abstract: Teacher training is an essential dimension in undergraduate courses where students broaden their mind about the school and its subjects more critically. The Tutorial-PET Education Program is a program made by the Ministry of Education-MEC that has several projects spread throughout Brazil that brings the possibility of working with teacher training. The PET / Knowledge Connections Access and Permanence about Young People from Popular Origin: University-Community Dialogues is part of this program at the Federal University of Paraíba- UFPB. This work was developed to reflect on the experiences based on teacher training from the Program as regards to Education Tutorial -PET / Connections of Knowledge, identifying the impacts that the students (scholars and volunteers) has been through their academic trajectories in this project. The research approach was qualitative, with a bibliographical review and field research that used the structured interview as a data collection instrument; the subjects of the research were 06 fellows of said project. In view of what was raised, was identified that the project has made it possible to link theory and practice, focusing on Popular Education related to the EJA public in the teaching and learning processes.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Professores - formação
Programa de Educação Tutorial - PET
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14223
Issue Date: 3-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAL12112018.pdf654,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons