Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Eliane Magaly de Santana-
dc.date.accessioned2019-05-08T14:15:40Z-
dc.date.available2018-11-14-
dc.date.available2019-05-08T14:15:40Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-08T14:15:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSM14112018.pdf: 364421 bytes, checksum: 24d84b9d43f14f925a35434be2ee4168 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T14:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSM14112018.pdf: 364421 bytes, checksum: 24d84b9d43f14f925a35434be2ee4168 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na aula de matemática de uma professora do 1o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual Machado de Assis, situada no bairro dos Municípios – Santa Rita – PB, com a finalidade de observar a aula de matemática sobre o componente curricular formação da dezena, com o objetivo de analisar a prática docente do professor do 1o ano do ensino fundamental em relação a formação da dezena com a utilização de jogos e brincadeiras nas atividades reflexivas no ensino da Matemática. Inicialmente, como parte da metodologia, procuramos saber se a professora participou do PNAIC e se coloca em prática o que foi desenvolvido nas formações. Os dados foram organizados e analisados em duas etapas: I) através das respostas dadas pela educadora, apresentadas por meio de uma entrevista, levando em consideração a frequência de repetições dos conteúdos nas respostas, e o que a professora diz que faz ao ensinar matemática; II) por meio das observações de aulas em que a professora ministra conteúdos matemáticos, de tal modo que seja possível comparar seu discurso a sua prática. Defendemos nesta pesquisa que aprender por meio de jogos pode ser uma estratégia prazerosa, segura e mais atualizada de ensinar, pois desta forma os alunos estão, de maneira lúdica, aprendendo a matemática. Consideramos que não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico. Verificamos, a partir dos dados coletados que a professora, mesmo tendo participado das formações do PNAIC continuou aplicando os conteúdos de matemática de forma tradicional, sem provocar a reflexão nos alunos, de forma específica no que diz respeito a formação da dezena. A mesma não utilizou atividades lúdicas como os jogos, por exemplo, mas preferiu aplicar os conteúdos utilizando a estratégia da aula expositiva seguida pela aplicação de exercícios. Vale apontar que ao separar as crianças do ambiente lúdico estamos, automaticamente, ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas socialmente por meio das brincadeiras e dos jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMSM14112018.pdf355,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons