Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Martins, Eliane Magaly de Santana | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-08T14:15:40Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-14 | - |
| dc.date.available | 2019-05-08T14:15:40Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-08T14:15:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSM14112018.pdf: 364421 bytes, checksum: 24d84b9d43f14f925a35434be2ee4168 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-08T14:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSM14112018.pdf: 364421 bytes, checksum: 24d84b9d43f14f925a35434be2ee4168 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Jogos e brincadeiras na aula de matemática de uma professora do 1o ano do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual Machado de Assis, situada no bairro dos Municípios – Santa Rita – PB, com a finalidade de observar a aula de matemática sobre o componente curricular formação da dezena, com o objetivo de analisar a prática docente do professor do 1o ano do ensino fundamental em relação a formação da dezena com a utilização de jogos e brincadeiras nas atividades reflexivas no ensino da Matemática. Inicialmente, como parte da metodologia, procuramos saber se a professora participou do PNAIC e se coloca em prática o que foi desenvolvido nas formações. Os dados foram organizados e analisados em duas etapas: I) através das respostas dadas pela educadora, apresentadas por meio de uma entrevista, levando em consideração a frequência de repetições dos conteúdos nas respostas, e o que a professora diz que faz ao ensinar matemática; II) por meio das observações de aulas em que a professora ministra conteúdos matemáticos, de tal modo que seja possível comparar seu discurso a sua prática. Defendemos nesta pesquisa que aprender por meio de jogos pode ser uma estratégia prazerosa, segura e mais atualizada de ensinar, pois desta forma os alunos estão, de maneira lúdica, aprendendo a matemática. Consideramos que não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico. Verificamos, a partir dos dados coletados que a professora, mesmo tendo participado das formações do PNAIC continuou aplicando os conteúdos de matemática de forma tradicional, sem provocar a reflexão nos alunos, de forma específica no que diz respeito a formação da dezena. A mesma não utilizou atividades lúdicas como os jogos, por exemplo, mas preferiu aplicar os conteúdos utilizando a estratégia da aula expositiva seguida pela aplicação de exercícios. Vale apontar que ao separar as crianças do ambiente lúdico estamos, automaticamente, ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas socialmente por meio das brincadeiras e dos jogos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EMSM14112018.pdf | 355,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
