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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224| Tipo: | TCC |
| Título: | Jogos e brincadeiras na aula de matemática de uma professora do 1o ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Martins, Eliane Magaly de Santana |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
| Resumo: | A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual Machado de Assis, situada no bairro dos Municípios – Santa Rita – PB, com a finalidade de observar a aula de matemática sobre o componente curricular formação da dezena, com o objetivo de analisar a prática docente do professor do 1o ano do ensino fundamental em relação a formação da dezena com a utilização de jogos e brincadeiras nas atividades reflexivas no ensino da Matemática. Inicialmente, como parte da metodologia, procuramos saber se a professora participou do PNAIC e se coloca em prática o que foi desenvolvido nas formações. Os dados foram organizados e analisados em duas etapas: I) através das respostas dadas pela educadora, apresentadas por meio de uma entrevista, levando em consideração a frequência de repetições dos conteúdos nas respostas, e o que a professora diz que faz ao ensinar matemática; II) por meio das observações de aulas em que a professora ministra conteúdos matemáticos, de tal modo que seja possível comparar seu discurso a sua prática. Defendemos nesta pesquisa que aprender por meio de jogos pode ser uma estratégia prazerosa, segura e mais atualizada de ensinar, pois desta forma os alunos estão, de maneira lúdica, aprendendo a matemática. Consideramos que não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico. Verificamos, a partir dos dados coletados que a professora, mesmo tendo participado das formações do PNAIC continuou aplicando os conteúdos de matemática de forma tradicional, sem provocar a reflexão nos alunos, de forma específica no que diz respeito a formação da dezena. A mesma não utilizou atividades lúdicas como os jogos, por exemplo, mas preferiu aplicar os conteúdos utilizando a estratégia da aula expositiva seguida pela aplicação de exercícios. Vale apontar que ao separar as crianças do ambiente lúdico estamos, automaticamente, ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas socialmente por meio das brincadeiras e dos jogos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino - matemática Lúdico Educação infantil Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224 |
| Data do documento: | 5-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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