Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224
Tipo: TCC
Título: Jogos e brincadeiras na aula de matemática de uma professora do 1o ano do ensino fundamental
Autor(es): Martins, Eliane Magaly de Santana
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual Machado de Assis, situada no bairro dos Municípios – Santa Rita – PB, com a finalidade de observar a aula de matemática sobre o componente curricular formação da dezena, com o objetivo de analisar a prática docente do professor do 1o ano do ensino fundamental em relação a formação da dezena com a utilização de jogos e brincadeiras nas atividades reflexivas no ensino da Matemática. Inicialmente, como parte da metodologia, procuramos saber se a professora participou do PNAIC e se coloca em prática o que foi desenvolvido nas formações. Os dados foram organizados e analisados em duas etapas: I) através das respostas dadas pela educadora, apresentadas por meio de uma entrevista, levando em consideração a frequência de repetições dos conteúdos nas respostas, e o que a professora diz que faz ao ensinar matemática; II) por meio das observações de aulas em que a professora ministra conteúdos matemáticos, de tal modo que seja possível comparar seu discurso a sua prática. Defendemos nesta pesquisa que aprender por meio de jogos pode ser uma estratégia prazerosa, segura e mais atualizada de ensinar, pois desta forma os alunos estão, de maneira lúdica, aprendendo a matemática. Consideramos que não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico. Verificamos, a partir dos dados coletados que a professora, mesmo tendo participado das formações do PNAIC continuou aplicando os conteúdos de matemática de forma tradicional, sem provocar a reflexão nos alunos, de forma específica no que diz respeito a formação da dezena. A mesma não utilizou atividades lúdicas como os jogos, por exemplo, mas preferiu aplicar os conteúdos utilizando a estratégia da aula expositiva seguida pela aplicação de exercícios. Vale apontar que ao separar as crianças do ambiente lúdico estamos, automaticamente, ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas socialmente por meio das brincadeiras e dos jogos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino - matemática
Lúdico
Educação infantil
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14224
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMSM14112018.pdf355,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons