Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14259
metadata.dc.type: TCC
Title: GeoGebra e o ensino de funções lineares: uma proposta teórica de sequência didática
metadata.dc.creator: Oliveira, Edvaldo Ramalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo têm por objetivo elaborar e analisar uma sequência didática com o conteúdo de Funções Lineares, para uma turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola em Guarabira, cujos caminhos metodológicos envolvam o uso da tecnologia. Para isso, nos lançamos a um estudo qualitativo, quanto a sua abordagem, do tipo descritivo, quanto a seus objetivos e exploratório quanto a seus métodos. Para atingirmos o objetivo do presente papel, apresentamos algumas reflexões acerca da elaboração e execução de uma experiência da Oficina de Monitoria do componente curricular de Matemática para o Ensino Básico II, bem como a intervenção de Estágio Supervisionado, ambas ofertadas e promovidas pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte, Rio Tinto. Além disso, identificamos os discursos teóricos que apontam para o uso da tecnologia no ensino de Matemática. Por conseguinte, elaboramos uma sequência didática com o conteúdo de Função Linear e o uso do software Geogebra. Analisamos a sequência didática proposta com sugestões e desafios. Nosso estudo revisou 24 autores, entre eles: D’ambrosio (1999); Gitirana (2003); Moran (2007) bem como documentos oficiais PCN de diversos anos que fundamentaram nossas diretrizes (BRASIL, 1998; 2001; 2006), e subdividiu-se em quatro capítulos. As contribuições desse estudo reinam na esfera da retratação, de modo parcial, sobre a realidade de como está o ensino, o nível de instrução dos alunos que avançam nos anos escolares até chegar ao Ensino Superior e como esta à motivação, capturada de modo informal, pelo pesquisador deste estudo, na observância das aulas escolares. Quanto às possibilidades de pesquisas futuras, que tenha como foco, a partir dessa analise parcial apontada, a necessidade de se sugerir etapas que possam mudar o quadro observado, tal qual nosso estudo se propõe.
Abstract: This study aims to elaborate and analyze a didactic sequence with the content of Linear Functions for a high school class of a school in Guarabira, whose methodological paths involve the use of technology. To do this, we set out to a qualitative study, as to its approach, of the descriptive type, as to its objectives and exploratory as to its methods. In order to reach the objective of the present paper, we present some reflections about the elaboration and execution of an experience of the Monitoring Workshop of the curriculum component of Mathematics for Basic Education II, as well as the intervention of Supervised Internship, both offered and promoted by the Federal University of Paraíba, Campus IV, North Coast, Rio Tinto. In addition, we identify the theoretical discourses that point to the use of technology in teaching mathematics. Therefore, we elaborated a didactic sequence with the content of Polynomial Function and the use of Geogebra software. We analyze the proposed didactic sequence with suggestions and challenges. Our study reviewed 24 authors, among them: D'ambrosio (1999); Gitirana (2003); Moran (2007) as well as official NCP documents of several years that based our guidelines (BRAZIL, 1998, 2001, 2006), and were subdivided into four chapters. The contributions of this study reign in the realm of partially retracting the reality of how the education is, the level of education of the students that progress in the school years until reaching Higher Education and how this to the motivation, captured informally, by the researcher of this study, in the observance of the school classes. Regarding the possibilities of future research, which focuses, based on this partial analysis, the need to suggest steps that may change the observed picture, as our study proposes.
Keywords: Matemática
Jogos no ensino de matemática
GeoGebra
Mathematics
Mathematics teaching games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14259
Issue Date: 4-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERO21062018.pdf2,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons