Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14276
metadata.dc.type: TCC
Title: Planejamento didático para o ensino de números inteiros por meio de jogos
metadata.dc.creator: Pontes, Jefferson Anderson Beserra de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Surama Santos Ismael da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve por objetivo geral: Propor, executar e analisar uma proposta didática que faça uso de Jogos para abordar o conteúdo de Números Inteiros para uma turma do 8° ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Guarabira – PB. Para isso, foi necessário investigar, em caráter teórico, o uso de Jogos para o ensino de Matemática; elaborar uma sequência didática que faça uso de jogos para abordagem dos Números Inteiros; Registrar a participação da turma de 8° ano da escola da rede particular de ensino da cidade de Guarabira frente a uma proposta didática; investigar sobre a participação da turma e 8° ano na execução da proposta didática e analisar os pontos positivos e obstáculos da experiência. A efetivação desses objetivos se deu por meio de pesquisa Básica, quanto a sua natureza; de abordagem qualitativa; descritiva quanto a seus objetivos e Estudo de Caso quanto a seus métodos. Organizou-se a obra em quatro capítulos mais as referências. Como revisão bibliográfica foi consultado obras, datadas entre 1992 e 2013, além de 4 domínios da internet. Alguns dos autores citados foram Silva (2013), Ribeiro (2008); Brasil - PCN’s (1997/1998/2001); Antunes (1998). As contribuições desse estudo são três, a turma alvo do estudo se beneficiou do planejamento didático; a comunidade cientifica fica a par dos benefícios que o uso de Jogos traz para o ensino; a literatura acadêmica se fortalece com nosso estudo, que advoga a favor do uso de Jogos na esfera escolar. Quanto à possibilidade de futuras pesquisas, sugeri-se a aplicação da proposta, em outras realidades, para catalogação e análise de novos resultados. Foi conclusivo que a aplicação de jogos, como sugerido ao longo do estudo, através de planejamento, pode trazer resultados positivos quanto à participação do aluno, bem como, abrir espaço para aperfeiçoamento de vetores transversais, como os discutidos pelos documentos oficiais de educação do Brasil.
Abstract: The purpose of the present study was to: Propose, execute and analyze a didactic proposal that makes use of Games to address the content of Whole Numbers for a group of the 8th grade of a private school in the city of Guarabira - PB. For this, it was necessary to investigate, in a theoretical character, the use of Games for the teaching of Mathematics; to elaborate a didactic sequence that makes use of games to approach the Whole Numbers; To register the participation of the group of 8th year of the school of the private network of education of the city of Guarabira before a didactic proposal; to investigate the participation of the class and 8th year in the execution of the didactic proposal and to analyze the positive points and obstacles of the experience. The accomplishment of these objectives occurred through Basic research, as to its nature; qualitative approach; descriptive about its objectives and Case Study regarding its methods. The work was organized in four chapters plus the references. As a bibliographical review was consulted works, dated between 1992 and 2013, in addition to 4 internet domains. Some of the authors cited were Silva (2013), Ribeiro (2008); Brazil - PCN's (1997/1998/2001); Antunes (1998). The contributions of this study are three, the target group of the study benefited from didactic planning; the scientific community is aware of the benefits that the use of games brings to teaching; the academic literature is strengthened by our study, which advocates the use of games in the school sphere. Regarding the possibility of future research, it was suggested to apply the proposal, in other realities, for cataloging and analyzing new results. It was conclusive that the application of games, as suggested throughout the study, through planning, can bring positive results regarding student participation, as well as, open space for improvement of transversal vectors, such as those discussed by official education documents of Brazil.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Educação - Planejamento
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teaching games
Educational games
Education - Planning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14276
Issue Date: 6-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JABP13112018.pdf746,32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons