Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14279
metadata.dc.type: TCC
Title: As concepções dos professores de matemática sobre a prova escrita
metadata.dc.creator: Silva, Valdeyres Dias da
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Grymuza, Alissá Mariane Garcia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como finalidade mostrar as concepções dos professores de matemática dos anos finais de Ensino Fundamental sobre a prova escrita, de escolas Estaduais do município de Itapororoca/PB. Este estudo teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a prova escrita, bem como quais os conhecimentos que os professores possuem sobre o ato de avaliar no processo de ensino-aprendizagem e a importância da avaliação no processo do conhecimento matemático. Na fundamentação teórica apresenta a discussão acerca da avaliação de aprendizagem, em particular da matemática, bem como concepções sobre a prova escrita, para isso foi utilizada como apoio teórico Gatti (2009), Luckesi (2011), Valente (2008), Pinto (2008), PCN (1998) entre outros. Quanto à metodologia aplicada tratouse de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que os dados foram coletados através de um questionário aplicados a três professores. Como resultado, foi apurado que a prova escrita é tida como ferramenta principal no campo avaliativo. A avaliação é um processo marcante e desencadeia inúmeros procedimentos que contribuem no ensino e aprendizagem dos discentes, assim é importante sabermos como lidar com os procedimentos, tendo em vista cada perfil de diversos discentes.
Abstract: This work aimed to show the conceptions of the mathematics teachers of the final years of Elementary School on the written test of State schools in the municipality of Itapororoca / PB. The purpose of this study was to investigate the teachers 'conceptions about the written test, as well as the teachers' knowledge about the act of evaluating in the teaching-learning process and the importance of evaluation in the mathematical knowledge process. In the theoretical foundation, the discussion about the evaluation of learning, in particular of mathematics, as well as conceptions about the written test, was used as a theoretical support for Gatti (2009), Luckesi (2011), Valente (2008), Pinto ), PCN (1998) and others. The applied methodology was a qualitative research of the exploratory type, in which the data were collected through a questionnaire applied to three teachers. As a result, it was verified that the written test is considered as the main tool in the field of evaluation. The evaluation is a remarkable process and triggers numerous procedures that contribute to the teaching and learning of the students, so it is important to know how to deal with the procedures, taking into account each profile of several students.
Keywords: Matemática
Professores de matemática
Professores - Avaliação
Mathematics
Math teachers
Teachers - Assessment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14279
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VDS20062018.pdf725,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons