Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14282
Tipo: | TCC |
Título: | Educação inclusiva e ensino da matemática: análise de estudos realizados nos enems x, xi e xii |
Autor(es): | Matos, José Claudio de |
Primeiro Orientador: | Valcácio, Marcos André José |
Resumo: | A Educação Inclusiva é um tema que vem sendo discutido em vários campos de ensino e por isso, tem provocado reflexões na formação de professores, em especial, na área de Educação Matemática. O estudo ora apresentado trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo analisar os artigos relacionados à educação inclusiva divulgados nos três últimos Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM X, XI e XII. Para tanto, discutiu-se o contexto histórico do processo de inclusão e as contribuições legais obtidas nos últimos anos, como as diretrizes curriculares que asseguram o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais o que se tem estudado na área da Matemática na perspectiva da educação inclusiva. Os dados demonstraram que vários fatores estão envolvidos pela complexidade do tema. Dessa forma, ter um olhar mais reflexivo no ensino de Matemática numa perspectiva inclusiva e debruçar sobre a formação de professores é um fator primordial. E, nesse cenário, o princípio básico é o respeito as diferenças que irão refletir no fazer pedagógico. Enfim, a educação inclusiva é um desafio emergencial para o que dita a LDB Nº 9394/96, educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. |
Abstract: | Inclusive Education is a topic that has been discussed in several educational fields and so has provoked reflections on teachers training in particular, in the area of Mathematical Education. The presented study this is a bibliographical research that aims to analyze the articles related to inclusive education in the last three National Meeting Math Education-ENEM X, XI and XII. To this end, we discussed the historical context of the process of inclusion and legal contributions obtained in the last years, as the curriculum guidelines which provide for the process of inclusion of students with special educational needs what has been studied in the area of mathematics in the perspective of inclusive education. The data showed that several factors are involved by the complexity of the subject-matter. Thus, have a look at more reflective in the teaching of mathematics in a inclusive perspective and deal with the training of teachers is a primary factor. And, in this scenario, the basic principle is the respect the differences that will reflect in the pedagogical doing. Anyway, the inclusive education is an emergency challenge for what dictates the LDB Nº 9394/96, quality education for all brazilian citizens. |
Palavras-chave: | Matemática Formação de professores Educação inclusica Mathematics Teacher training Inclusive education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14282 |
Data do documento: | 4-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCM19062018.pdf | 669,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons