Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14297
Tipo: TCC
Título: Responsabilidade civil do advogado: análise da perda de uma chance à luz da jurisprudência dos tribunais brasileiros
Autor(es): Pessoa, Felipe
Primeiro Orientador: Silva, Paulo
Resumo: A responsabilidade civil foi um dos marcos do Código Civil de 2002, além de outras legislações. Em contrapartida, no que tange à profissão dos advogados, tal responsabilidade vem encontrando barreiras para sua incidência. Em relação à teoria da perda de uma chance, que busca pela indenização daquele que deixou de obter ou de até mesmo de tentar alguma situação mais vantajosa por uma atitude de um terceiro, tais barreiras aumentam. O Superior Tribunal de Justiça, no ano de 2010, mudou seu posicionamento a respeito do tema, e condiciona a aplicação da teoria à uma probabilidade alta de que o ato processual que deixou de ser feito por falha do advogado teria provimento, se o profissional tivesse feito seu trabalho de maneira correta. Além disso, a mesma corte vem julgando pelo afastamento do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre advogados e clientes, deixando assim os constituintes ainda mais desamparados e vulneráveis. A imposição de tais barreiras aos clientes se mostra como um problema vivido na atual conjuntura legal/jurisprudencial brasileira, uma vez que se mostra cada vez mais difícil o ressarcimento de danos causados por advogados. A natureza do estudo é exploratória, com o estudo de casos judiciais em contraponto com a legislação brasileira, através de pesquisas documentais.
Abstract: A responsabilidade civil foi um dos marcos do Código Civil de 2002, além de outras legislações. Em contrapartida, no que tange à profissão dos advogados, tal responsabilidade vem encontrando barreiras para sua incidência. Em relação à teoria da perda de uma chance, que busca pela indenização daquele que deixou de obter ou de até mesmo de tentar alguma situação mais vantajosa por uma atitude de um terceiro, tais barreiras aumentam. O Superior Tribunal de Justiça, no ano de 2010, mudou seu posicionamento a respeito do tema, e condiciona a aplicação da teoria à uma probabilidade alta de que o ato processual que deixou de ser feito por falha do advogado teria provimento, se o profissional tivesse feito seu trabalho de maneira correta. Além disso, a mesma corte vem julgando pelo afastamento do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre advogados e clientes, deixando assim os constituintes ainda mais desamparados e vulneráveis. A imposição de tais barreiras aos clientes se mostra como um problema vivido na atual conjuntura legal/jurisprudencial brasileira, uma vez que se mostra cada vez mais difícil o ressarcimento de danos causados por advogados. A natureza do estudo é exploratória, com o estudo de casos judiciais em contraponto com a legislação brasileira, através de pesquisas documentais.
Palavras-chave: Responsabilidade civil.
Advocacia.
Teoria da perda de uma chance.
Obrigação de meio.
CNPq: DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Privado
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14297
Data do documento: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGP08052019.pdf776,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons