Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14326
Tipo: TCC
Título: Processos históricos para o cálculo da área do círculo: uma análise em livros didáticos
Autor(es): Silva, Elizângela Ferreira da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O principal objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é analisar alguns livros didáticos presentes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017) destinados para os anos finais do Ensino Fundamental, a fim de verificar a presença de processos históricos acerca do cálculo da área do círculo. Na pesquisa descrevemos as propostas trazidas pelos documentos oficiais de orientação curricular, sobre o cálculo da área do círculo. Em relação aos nossos objetivos, a pesquisa é do tipo exploratória, e caracterizada como uma pesquisa documental, pois buscou analisar as abordagens presentes nos livros didáticos adotados pelos professores do município de Jacaraú – PB, Rio Tinto – PB e Mamanguape – PB. Para fundamentar nossa pesquisa recorremos aos autores Fossa (2001), Boyer (2004) e Eves (2010) que falam sobre a História da Matemática, fazendo um breve histórico sobre o uso da História da Matemática no ensino. Analisamos também, as propostas de ensino sobre área do círculo contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEF/PB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); também abordamos o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017). Assim, este trabalho traz um breve histórico do cálculo de área do círculo, algumas explicações para a fórmula desenvolvida pelos egípcios, apresenta ainda um pouco da história do número pi e mostra possíveis formas de uso da História da Matemática na sala de aula. Traz também o que analisamos nos principais documentos de orientação curricular para o ensino de Matemática a fim de verificar quais são as orientações para o ensino de área do círculo. Vimos que esses documentos fazem referência ao uso da História da Matemática como recurso que pode dinamizar as aulas de Matemática e despertar o interesse do alunado, mas não trazem orientações específicas de como esse ensino deve ocorrer, tampouco como fazer essa abordagem específica para a área do círculo.Nas coleções analisadas, que foram Matemática Compreensão e Prática de Ênio Silveira (2015) e a Vontade de Saber Matemática de Souza e Pataro (2015), percebemos que elas abordam o conteúdo de modo análogo, no entanto uma das coleções faz um pequeno uso de contextos históricos e a outra apresenta apenas um exercício com contextos históricos, observamos de modo geral que a abordagem da História da Matemática ocorrem nos livros didáticos analisados.
Abstract: The principal objective of this Course Completion Work is to analyze some didactic books present in the National Program of Didactic Book (PNLD 2017) destined for the final years of Elementary School, in order to verify the presence of historical processes on the calculation of the area of the circle. In their search we describe the proposals brought by the official documents of curricular orientation, on the calculation of the area of the circle. In relation to our objectives, there search is of the exploratory type, and characterized as a documentary research, because it sought to analyze the approaches present in the textbooks adopted by the teachers of the municipality of Jacaraú - PB, Rio Tinto - PB and Mamanguape - PB. To base our research we turn to authors Fossa (2001), Boyer (2004) and Eves (2010) who talk about the History of Mathematics, making a brief history about the use of the History of Mathematics in teaching. We also analyze the teaching proposals on the area of the circle contained in the National Curricular Parameters (PCNs) in the Curricular Frameworks of the Elementary School of the State of Paraíba (RCEF / PB) and in the National Curricular Common Base (BNCC); we also addressed the Guide to the National Textbook Program (PNLD 2017). Thus, this work brings a brief history of the area calculation of the circle, some explanations for the formula developed by the Egyptians, presents still a bit of the history of the number pi and shows possible ways of using the History of Mathematics in the classroom. It also brings out what we have analyzed in the main curricular guidance documents for mathematics teaching in order to verify the guidelines for the area teaching of the circle. We have seen that these documents refer to the use of the History of Mathematics as a resource which can stimulate mathematics classes and arouse the interest of the student, but do not provide specific guide line show this teaching should occur, as well as how to do this specific approach to the circle area. In the analyzed collections, which were Mathematics Understanding and Practice of Ênio Silveira (2015) and Willingness to Know Mathematics of Souza and Pataro (2015), we perceive that they approach the content in an analogous way, however one of the collections makes a small use of historical contexts and the other presents only an exercise with historical contexts, we observe in general that the approach of the History of Mathematics occurs in the textbooks analyzed.
Palavras-chave: Matemática
Livros didáticos
Círculo
Mathematics
Didatic books
Circle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14326
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS13112018.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons