Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14328
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de artefatos históricos nas aulas de matemática: uma análise em anais de eventos científicos |
Autor(es): | Nascimento, Maria de Fátima Gomes do |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar o uso de Artefatos Históricos, tendo como base os anais do Seminário Nacional de História da Matemática e do Encontro Nacional de Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo-descritivo. A fundamentação teórica se apoiou nos trabalhos de Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brasil (1998, 2006), dentre outros. Como resultados foi constatado que ainda há pouco trabalhos publicados em anais de eventos que apresentam Artefatos Históricos através da história da matemática. Considerando que os Artefatos Históricos abrem um leque de possibilidades tanto para o trabalho com os conteúdos matemáticos, quanto para a interligação desses conteúdos com outras áreas de conhecimento, permitindo, dessa forma, que os alunos consigam visualizar algum sentido o estudo da Matemática concluímos que é necessário que sejam desenvolvidas mais pesquisas em torno desse tema. |
Abstract: | This study aimed to investigate the use of Historical Artifacts, based on the annals of the National Seminar on Mathematical History and the National Meeting on Mathematical Education. This is a qualitative-descriptive documentary research. The theoretical basis was based on the works of Mendes (2001), Oliveira (2009, 2017), Feliciano (2008), Brazil (1998, 2006), among others. As results it was verified that there are still few works published in annals of events that present Historical Artifacts through the history of mathematics. Considering that the Historical Artifacts open up a range of possibilities both for the work with the mathematical contents and for the interconnection of these contents with other areas of knowledge, thus allowing the students to be able to visualize some sense the study of Mathematics we conclude that it is further research on this topic is needed. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática - Historiografia Artefatos históricos Mathematics - Study and teaching Mathematics - Historiography Historical artifacts |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14328 |
Data do documento: | 31-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFGN13112018.pdf | 858,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons