Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14333
Tipo: TCC
Título: Investigação sobre o nível de pensamento geométrico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Mamanguape - PB
Autor(es): Souza, Flávio Félix de Lima
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar o nível de pensamento geométrico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da cidade de Mamanguape/PB. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma pesquisa investigativa de natureza qualitativa do tipo exploratória e classificada como estudo de caso. Como referencial teórico de investigação foi utilizado autores como Carolino, Curi e Mendonça (2000), Van de Walle (2009), Nasser e Tinoco (2011), Crowley (1994), Brasil (1998). Para o levantamento dos dados foram aplicados testes, denominados testes de Van Hiele, onde foi possível analisar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico em que os alunos de 5 (cinco) turmas do 9º ano de uma Escola Pública de Mamanguape/PB se encontram. Foram aplicados três testes de Van Hiele referentes aos níveis 0 (visualização), 1 (análise) e 2 (dedução informal). Com os dados coletados foi possível identificar quantos alunos das 5 (cinco) turmas do 9º da referida escola estão ou não enquadrados em algum dos níveis do pensamento geométrico. Com os resultados obtidos foi observado que o ensino da geometria possivelmente não está sendo trabalhado de forma ampla com esses alunos, já que os resultados dos dados analisados indicam que nenhum aluno das turmas investigadas se encontra no nível 2 (dedução informal).
Abstract: The following Course conclusion work (CCW) has the objective to investigate the geometric’s levels thinking of students from the 9º year of the basic education from a public school in Mamanguape/PB city. The used research methodology was an investigative qualitative research of the explorative kind classified as a case study. As theory reference for the investigation we used authors such as Carolino, Curi e Mendonça (2000), Van de Walle(2009), Nasser e Tinoco (2011), Crowley (1987), Brasil(1998). For data collection were applied tests denominated – Van Hiele’s test, where was possible to analyze the level of the geometric development thinking of students from 5 (five) classes from the 9º year of a public school located in Mamanguape/PB. Was applied three Van Hiele test which refer to the level 0 (visualization), 1 (analysis) and 2 (informal deduction). With the collected data was possible to identify how many students from the 5 classes of the 9º year of the referred school, are or not covered in any of the levels of the geometric thinking. With the results were observed that the teaching of geometry are not being possibly worked broadly with those students, whereas the results of the analysed data indicate that no student from the investigated classes are on level 2 (informal deduction).
Palavras-chave: Matemática
Geometria
Ensino fundamental
Mathematics
Geometria
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14333
Data do documento: 19-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFLS13042015.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons