Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389
Tipo: TCC
Título: O que pensam os professores acerca da história da matemática: um estudo a luz dos PCN
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Nunes da
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da Matemática em sala de aula, tendo com objeto de análise os PCN e os principais autores de nossa pesquisa foram Mendes (2009), Fossa (2001) e Santos (2001) . É um estudo exploratório e descritivo, em descrição enquanto a analise dos dados o estudo tem como característica um estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado, constituído por questões que identificam o perfil dos professores e seus conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a História da Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, a qual foi o lócus de nossa pesquisa. Os dados da pesquisa mostram que os professores não tem os PCN como um recurso norteador de sua prática docente e não fazem uso da História da Matemática em sala de aula.
Abstract: This research aims to analyze what the teachers think about the use of history of mathematics in the classroom , and with the object of analysis the PCN and the principal authors of our research were Mendes (2009 ) , Fossa (2001 ) and Santos (2001) . It is an exploratory and descriptive study in description while the data analysis the study was characterized by a case study . The survey instrument was a semi-structured questionnaire , consisting of questions that identify the profile of teachers and their knowledge of the National Curriculum Guidelines and the History of Mathematics . The study subjects were mathematics teachers of Elementary Education of the City School Antonia Luna Lisbon, which was the locus of our research . The survey data show that teachers do not have the PCN as a guiding feature of their teaching practice and not make use of history of mathematics in the classroom.
Palavras-chave: Matemática - Historiografia
Professores
Ambiente de sala de aula
Mathematics - Historiography
Teachers
Classroom environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389
Data do documento: 24-Mar-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALNS19052014.pdf951,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons