Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389| Tipo: | TCC |
| Título: | O que pensam os professores acerca da história da matemática: um estudo a luz dos PCN |
| Autor(es): | Silva, Ana Lúcia Nunes da |
| Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o que pensam os professores sobre o uso da história da Matemática em sala de aula, tendo com objeto de análise os PCN e os principais autores de nossa pesquisa foram Mendes (2009), Fossa (2001) e Santos (2001) . É um estudo exploratório e descritivo, em descrição enquanto a analise dos dados o estudo tem como característica um estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado, constituído por questões que identificam o perfil dos professores e seus conhecimentos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a História da Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Matemática do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, a qual foi o lócus de nossa pesquisa. Os dados da pesquisa mostram que os professores não tem os PCN como um recurso norteador de sua prática docente e não fazem uso da História da Matemática em sala de aula. |
| Abstract: | This research aims to analyze what the teachers think about the use of history of mathematics in the classroom , and with the object of analysis the PCN and the principal authors of our research were Mendes (2009 ) , Fossa (2001 ) and Santos (2001) . It is an exploratory and descriptive study in description while the data analysis the study was characterized by a case study . The survey instrument was a semi-structured questionnaire , consisting of questions that identify the profile of teachers and their knowledge of the National Curriculum Guidelines and the History of Mathematics . The study subjects were mathematics teachers of Elementary Education of the City School Antonia Luna Lisbon, which was the locus of our research . The survey data show that teachers do not have the PCN as a guiding feature of their teaching practice and not make use of history of mathematics in the classroom. |
| Palavras-chave: | Matemática - Historiografia Professores Ambiente de sala de aula Mathematics - Historiography Teachers Classroom environment |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14389 |
| Data do documento: | 24-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALNS19052014.pdf | 951,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
