Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14421
Tipo: TCC
Título: Investigando a presença dos Gêneros Relatório e Explanação no livro-texto “Writing Academic English”.
Autor(es): SILVA, Erivânia Alves da
Primeiro Orientador: Souza, Anderson Alves de
Resumo: Este trabalho investiga a presença dos gêneros textuais Relatório e Explanação no Livro-texto Writing Academic English de Ann Hogue e Alice Oshima (2006) utilizado como principal recurso de ensino da disciplina de Prática de Leitura e Produção Textual do curso de Letras Inglês por alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba. Nesse estudo foram analisados 19 textos, com objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dos gêneros textuais Relatório e Explanação, e suas subdivisões, com intuito de melhor compreender como acontece a organização da informação nos textos que circulam no meio acadêmico. Para tal, foram utilizados para o embasamento teórico os conceitos de gêneros propostos por Bahktin (2003), Martin; Halliday (1993) e, sobretudo, os propostos por Martin e Rose (2007), no livro Genre Relations: mapping culture. Os resultados apontam para um equilíbrio entre a quantidade dos gêneros investigados, revelando uma tendência contemporânea que indica uma preocupação por parte das autoras em trazer textos diversos de gêneros do discurso.
Abstract: This paper aims to research for the presence of the textual genres such as Reports and Explanations in the textbook Writing Academic English, written by Ann Hogue e Alice Oshima (2006) used as the main teaching resource for both professors and students who attend to the subject known as Prática de Leitura e Produção Textual, that comprehends the Reading Practice and the Textual Production in the Modern Languages course at Federal University of Paraíba. In the present paper it has been analyzed 19 textual compositions present in the textbook Writing Academic English, aiming to look into the qualitative and quantitative aspects of the textual genres Report and Explanation, and also its subdivisions, in an attempt to better understand how the information happens to be organized in the texts of the academic field. To achieve that, it was used as the theoretical apparatus the concept of genre as it was conceived by Bahktin (2003), Martin; Halliday (1993) and especially the concepts presented by Martin and Rose (2007) in the book Genre Relations: mapping culture. The results has indicated a balance among the quantities of genres investigated, thus revealing a contemporary tendency, a concern of the authors in bringing texts belonging to varied range of genre of the discourse.
Palavras-chave: Gêneros Acadêmicos
Relatório
Explanação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14421
Data do documento: 9-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAS09052019.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.