Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta didática para o ensino do conceito de derivada utilizando o GeoGebra |
Autor(es): | Menezes, Antunes Leite Pinto de |
Primeiro Orientador: | Santos Filho, José Elias dos |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta didática, relacionado à construção de um objeto e atividade, que visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de cálculo diferencial e integral utilizando o software Geogebra. Temos por objetivo apresentar uma proposta de utilização de um Objeto de Aprendizagem, construído com o software Geogebra, para o ensino do conceito de derivada. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentando-se teoricamente em Moran (2000), Rezende (2003), Valente (1993, 1999, 2002), trabalhamos na perspectiva da Educação Matemática voltada para o Ensino Superior, elaborando atividades para serem desenvolvidas por professores com alunos de Cálculo, referente às noções envolvidas no conceito de derivada. Durante a elaboração desta proposta, constatou-se que o recurso escolhido apresenta diversas ferramentas que possibilitam e facilitam explorar de uma forma mais dinâmica os aspectos geométricos e algébricos envolvidos no tema a ser abordado. |
Abstract: | This paper presents a didactic proposal related to the construction of an object and activitie aimed at contributing in the process of teaching and learning the discipline of differential and integral calculus using Geogebra software. We aim to present a proposal for the use of a Learning Object, built with Geogebra software, for the teaching of the concept of derivative. From a literature review on the ground of theory in Moran (2000), Rao (2003), Valente (1993, 1999, 2002), working from the perspective of mathematics education facing higher education, produce activities to be developed by teachers with Calculation of students, referring to the notions involved in the concept of derivative. During the preparation of this proposal, it was found that the chosen resort features numerous tools that enable and facilitate exploring a more dynamic form geometric and algebraic aspects involved in the issue being addressed. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Educational technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431 |
Data do documento: | 4-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALPM24052019.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons