Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma proposta didática para o ensino do conceito de derivada utilizando o GeoGebra
metadata.dc.creator: Menezes, Antunes Leite Pinto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos Filho, José Elias dos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática, relacionado à construção de um objeto e atividade, que visa contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de cálculo diferencial e integral utilizando o software Geogebra. Temos por objetivo apresentar uma proposta de utilização de um Objeto de Aprendizagem, construído com o software Geogebra, para o ensino do conceito de derivada. A partir de uma revisão bibliográfica fundamentando-se teoricamente em Moran (2000), Rezende (2003), Valente (1993, 1999, 2002), trabalhamos na perspectiva da Educação Matemática voltada para o Ensino Superior, elaborando atividades para serem desenvolvidas por professores com alunos de Cálculo, referente às noções envolvidas no conceito de derivada. Durante a elaboração desta proposta, constatou-se que o recurso escolhido apresenta diversas ferramentas que possibilitam e facilitam explorar de uma forma mais dinâmica os aspectos geométricos e algébricos envolvidos no tema a ser abordado.
Abstract: This paper presents a didactic proposal related to the construction of an object and activitie aimed at contributing in the process of teaching and learning the discipline of differential and integral calculus using Geogebra software. We aim to present a proposal for the use of a Learning Object, built with Geogebra software, for the teaching of the concept of derivative. From a literature review on the ground of theory in Moran (2000), Rao (2003), Valente (1993, 1999, 2002), working from the perspective of mathematics education facing higher education, produce activities to be developed by teachers with Calculation of students, referring to the notions involved in the concept of derivative. During the preparation of this proposal, it was found that the chosen resort features numerous tools that enable and facilitate exploring a more dynamic form geometric and algebraic aspects involved in the issue being addressed.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14431
Issue Date: 4-Sep-2014
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALPM24052019.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons