Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14435
Tipo: TCC
Título: Análise e sugestões para obra do 6º ano Matemática Ideias e Desafios acerca da cultura indígena
Autor(es): Clementino, Jussara
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: O livro didático vem se tornando um forte referencial teórico no qual, professores e alunos, têm acesso para garantir um direito importante do cidadão, que é de se incluir, de ser cidadão, de construir seus conhecimentos para tornar-se ativo na sociedade. Entretanto, falando-se em globalização e outros processos que geram exclusão de alguns representantes da sociedade, repensamos como está a questão do indígena nas folhas do livro didático de Matemática. Para realizarmos nossa pesquisa, nos questionamos: Como a cultura indígena vem sendo explorada nos livros de Matemática? Após a análise da obra Matemática Ideias e Desafios, das autoras Iracema e Dulce (2012), constatamos que menção a cultura indígena vem sendo negligenciada, causando imenso prejuízo aos indígenas e não indígenas, leitores da obra, que devem ficar a par da situação dos direitos e da cultura dos índios. Para constatarmos essa hipótese, nos lançamos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo nos valendo, sobretudo, dos autores Giancaterino (2009), Iracema e Dulce (2012), Brasil (1998), Brasil (2005) entre outros. Para isso, tecemos algumas considerações sobre o livro didático, seguindo para análise da obra Matemática Ideias e Desafios e consequentemente sugerindo abordagens de como se expor a temática indígena nas folhas do livro de Matemática, auxiliando na contextualização da Matemática. A opção pela obra em questão veio do fato dela ser utilizada na escola de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró da Rede de Ensino Estadual localizada na aldeia Akajutibiró no município de Baia da Traição no Estado da Paraíba, lugar no qual trabalhamos. Por fim, abrimos sugestões de pesquisas futuras no que se refere a analisar outras obras de outros anos escolares sobre o mesmo prisma por nós utilizados. Ou seja, como vem sendo trabalhado o indígena nas folhas do livro didático de Matemática.
Abstract: The textbook has become a strong theoretical framework in which teachers and students have access to secure an important civil right, which is to include, as a citizen, to build their skills to become active in society. However, if talking on inclusion, globalization and other processes that generate exclusion of some representatives persons of society, rethink how is the question of indigenous leaves the textbook of mathematics. To accomplish our research, we ask ourselves: How indigenous culture has been explored in Math books? After analyzing the work Matemática Ideias e Desafios, the authors Iracema and Dulce (2012), found that mention of indigenous culture has been neglected, causing immense damage to indigenous and non-indigenous, readers of the textbook, which must stay abreast of the situation of rights and culture of the Indians. Only to find this hypothesis, we introduced ourselves to a Bibliographic qualitative research costing us, especially the authors Giancaterino (2009), Iracema and Dulce (2012), Brasil (1998), Brasil (2005) and anothers. For it brings forth some considerations about the textbook, according to analysis of the work Mathematical Ideas and Challenges and consequently suggesting approaches for exposing himself to indigenous issues in the leaves of the book of mathematics, aiding in the contextualization of Mathematics. Opting for the work in question came from the fact that it is used in school of Elementary and Secondary Education Akajutibiró Network State Education Akajutibiró village located in the municipality of Baia da Traição, in the State of Paraíba, in which place works. Finally, open future suggestions with regard to examine articles of other school years on the same prism we used research. That is, as has been worked indigenous leaves the textbook of mathematics.
Palavras-chave: Matemática
Índios nos livros didáticos
Mathematics
Indians in textbooks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14435
Data do documento: 16-Abr-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JC19052014.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons