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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14436
Tipo: | TCC |
Título: | Soma de inteiros: proposta de atividade utilizando a problematização por meio do jogo matemático |
Autor(es): | Cavalcante, Ronoaldo Silva |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais as concepções de estudantes de 7º ano diante da utilização do Jogo Soma de Inteiros na perspectiva de resolução de problemas nas aulas de Matemática pode contribuir no processo de ensino dos Números Inteiros. Para isso adotamos como principais teóricos Smole (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Ribeiro (2009), Silva (2013), Lima (2011), Ceolin (2010), entre outros, e os documentos oficiais Brasil (1997 e 2001). A pesquisa foi realizada no mês de novembro de 2013, com 15 alunos da turma do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Pedro Poti localizada na Aldeia Indígena São Francisco pertencente à Baia da Traição – PB. A metodologia da pesquisa que norteou o nosso trabalho foi caracterizada por um estudo descritivo e exploratório do tipo pesquisa ação. Em relação aos principais instrumentos de investigação utilizados na pesquisa formam questionários semiestruturado contendo questões fechadas e abertas aplicadas aos estudantes da referida escola, como também um diário de campo. A análise dos resultados alcançados constatou que a aplicação do roteiro de atividade como o Jogo Soma de Inteiros na perspectiva de resolução de problemas no estudo de Números Inteiros possibilitaram o contexto para desenvolver conceitos, procedimentos e habilidades Matemáticas, dando significado aos conteúdos estudados. Durante o desenvolvimento das atividades os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação. Percebemos também que a utilização do jogo Soma de Inteiros provocou uma interação maior nos alunos. |
Abstract: | The present study aimed to analyze the conceptions of students from Year 7 before using the Sum of Integers Play the perspective of problem solving in mathematics classrooms can contribute to the teaching of Integer process. For this we adopted as the main theoretical Smole (2007), Rego and Rego (2004), Ribeiro (2009), Silva (2013), Lima (2011), Coelin (2010), among others, official documents and Brazil (1997 and 2001). The survey was conducted in November 2013 with 15 students in the 7th year of elementary school, the State School of Indigenous primary and secondary Pedro Poti Indian Village located on São Francisco Baia da Traição - PB. The research methodology that guided our work was characterized by a descriptive study of type action research. In relation to the main research instruments used in the survey form semi-structured questionnaire with open and closed questions applied to students of that school, as well as a diary. The analysis of achieved results found that the implementation of the roadmap of activity as the Sum of Integers Play the perspective of problem solving in the study Integer allowed the context to develop concepts, procedures and mathematics skills, giving meaning to the content studied. During the development of the activities students participated effectively in all stages of research, showing interested and challenged, improving attention, concentration, logical thinking and action planning. We also see that the use of the game Sum of Integers caused greater interaction among students. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Jogos educativos Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Mathematics teaching games Educational games Educational technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14436 |
Data do documento: | 24-Abr-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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