Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14438
Tipo: TCC
Título: O ensino-aprendizagem da análise combinatória em algumas escolas públicas do Estado da Paraíba
Autor(es): Silveira, Adriano Alves da
Primeiro Orientador: Almeida, Carlos Alberto Gomes de
Resumo: A presente pesquisa teve como foco o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória. Assim, este trabalho teve o objetivo de investigar, por meio de dois questionários, aplicados aos estudantes e professores, as estratégias e dificuldades encontradas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, como também as percepções dos professores sobre o estudo dessa temática. O questionário aplicado aos estudantes era composto de quatro questões discursivas, enquanto o do professor foi composto de cinco questões. O nosso propósito era responder as seguintes questões: Qual foi o suporte que os alunos tiveram nos anos iniciais sobre os primeiros conceitos da Análise Combinatória? Quais justificativas dos professores em deixar o estudo da Análise Combinatória de lado? Quais as dificuldades encontradas pelos alunos no estudo da Análise Combinatória? Será que esse conteúdo está sendo abordado na forma que os documentos oficiais orientam? Com isso, elegemos como sujeitos da pesquisa seis turmas do 2º ano do Ensino Médio distribuídas nos Municípios de Alagoinha - PB, Mulungu - PB e Rio Tinto – PB. O questionário aplicado aos estudantes trazia questões simples na qual poderia utilizar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), como também poderia enumerar todos os agrupamentos possíveis para depois contá-los. Os resultados obtidos são comentados nas considerações finais, no qual é importante destacar que o professor deve selecionar os conteúdos que vão ser importantes para o aluno, tanto na sua formação profissional como também para prosseguimento dos estudos.
Abstract: This research focused on the teaching and learning of Combinatorial Analysis . This study aimed to investigate, by means of two questionnaires administered to students and teachers, the strategies and difficulties encountered by students of 2nd year of high school, as well as the perceptions of teachers on the study of this subject. The questionnaire given to the students was composed of four essay questions, while the teacher was composed of five questions. What our purpose was to answer the following questions: What was the support that the students in the early years of the first concepts of Combinatorial Analysis? What justifications teachers to leave the study of combinatorial analysis side? What are the difficulties encountered by students in the study of combinatorics? Does this content is being addressed in a way that the official documents guide? With this, we have chosen as research subjects six teams of the 2nd year of high school distributed in the municipalities of Alagoinha - PB, Mulungu - BP and Rio Tinto - PB. The questionnaire given to the students wore simple questions in which could use the Fundamental Counting Principle (PFC), but could also enumerate all possible groupings and then count them. The results are discussed in the concluding remarks, in which it is important to highlight that the teacher should select the content which will be important for the student, both in their professional training as well as for further education.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Análise combinatória
Mathematics - Study and teaching
Combinatorial analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14438
Data do documento: 8-Abr-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAS19052014.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons