Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14439
Tipo: TCC
Título: Questões envolvendo o princípio fundamental da contagem: o que sabem os alunos do ensino médio das escolas públicas?
Autor(es): Rocha Filho, Benedito Silva
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que visa analisar a dificuldade que o aluno do Ensino Médio tem em compreender o Princípio Fundamental da Contagem. Para isto, foi feito um estudo de campo aplicando um questionário com alunos concluintes do Ensino Médio composto com duas questões: uma que envolvia um produto direto dos algarismos contidos no enunciado e outra composta por quatro etapas que crescem de forma gradual o nível de dificuldade buscando assim, uma análise de como os estudantes saem da última série do ensino básico. Foram escolhidas questões que envolvessem apenas o Princípio Fundamental da Contagem tomando como base as provas/exames que os alunos deverão se submeter durante ou após a conclusão dessa etapa de ensino como o Exame Nacional do Ensino Médio e a Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas públicas. O Princípio Fundamental da Contagem foi escolhido, por se tratar de um conteúdo incluso nas duas avaliações e que não necessita de nenhum tipo de fórmulas complicadas ou difíceis de decorar, mas, em contra partida exige um bom raciocínio matemático. Foi observado um desempenho insatisfatório dos alunos que só conseguiram responder corretamente as questões que envolviam diretamente a aplicação do produto cartesiano que apareceram no enunciado, as questões que precisavam de uma divisão de etapas e uma estratégia na organização para que pudessem ser resolvidas corretamente foram respondidas de forma incorreta, a maior dificuldade apresentada pelos alunos foi falta de conhecimento necessário ou até mesmo de motivação ou paciência para com a interpretação do enunciado. Para servir como base foram utilizados principalmente os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais + e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Abstract: This work aims to analyze the difficulty of high school students have to understand the Fundamental Principle of Counting. For this, a questionnaire with students finishing high school compound was applied two questions: one involving a direct product of the figures contained in the statement and another composed of four steps a, b, c and d that grow gradually the level of difficulty thus seeking an analysis of how students come out of the last series of basic education. Were chosen questions involving only the Fundamental Counting Principle of building upon the evidence / exams that students must submit during or after the completion of this phase as the National High School Exam and the Olympiad of Mathematics Public schools. The Fundamental Principle of Counting was chosen because it is a content included in two reviews and that does not require any complicated or difficult to memorize formulas, but requires a good match against mathematical reasoning, underperforming students was observed and only able to correctly answer questions that directly involved the application of the Cartesian product that appeared on the statement, the issues that required a division steps and strategy in the organization so they could be properly resolved were answered incorrectly, the greatest difficulty presented by the students was the lack of necessary knowledge or even motivation or patience for the interpretation of the utterance. As for his objective it is an exploratory research, which in the case of questions of evidence / tests was based mainly official documents by the Evaluation National Curriculum Parameters, National Curricular Parameters + and Curriculum Orientations for Teaching Medium.
Palavras-chave: Matemática (Ensino médio)
Contagem
Mathematics (High school)
Score
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14439
Data do documento: 3-Set-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSRF15092014.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons