Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14442
Tipo: TCC
Título: Utilizando o algeplan como recurso didático para a compreensão de expressões algébricas
Autor(es): Silva, Regina Coelly Mendes da
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: Este trabalho vem apresentar os resultados de uma pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O objetivo da pesquisa foi avaliar as potencialidades e limitações do material didático algeplan na compreensão da escrita e representação de expressões algébricas, bem como, da manipulação dos termos algébricos a partir do conceito geométrico de perímetro e área de figuras planas. Dessa forma, foi realizado com uma turma do 9º do Ensino Fundamental de uma instituição da rede privada de ensino, Colégio Certo, localizada no município de Rio Tinto/PB, o desenvolvimento de três sequências didáticas com o uso do material didático manipulativo, que contemplam o conteúdo proposto. Por investigarmos as relações entre os obstáculos e a compreensão de expressões algébricas na busca de subsídios que nos permitissem melhor direcionarmos quanto ao objetivo geral desta pesquisa e descrevermos nossa abordagem utilizada para o estudo de expressões algébricas, esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação exploratório-descritiva. A pesquisa, ainda, se delimita no âmbito do estudo de caso por realizarmos uma análise comparativa entre os dados que apontam as características conceituais e procedimentais em expressões algébricas do grupo de alunos participantes com os artigos utilizados em nossos referenciais. Para isso, foi realizada a aplicação de uma Avaliação Diagnóstica, em caráter Inicial e Final. A partir da apreciação dos registros obtidos com as avaliações, foi possível sistematizar características peculiares quanto às dificuldades apresentadas em expressões algébricas e os resultados apontados após a aplicação das sequências didáticas. As conclusões da pesquisa apontaram que o algeplan incluso a um planejamento de atividades bem elaboradas pode contribuir positivamente para a compreensão de expressões algébricas, e também verificou algumas limitações em manipulações quanto às restrições de suas peças.
Abstract: This paper is presenting the results of a survey conducted for Work Course Conclusion. The research objective was to evaluate the potential and limitations of courseware algeplan written comprehension and representation of algebraic expressions, as well as the manipulation of algebraic terms from the geometrical concept of perimeter and area of plane figures. Thus, it was conducted with a class of ninth year of Elementary School an institution of private schools, Colégio Certo, in the municipality of Rio Tinto / PB, the development of three sequences didactics through the use of manipulative teaching materials, which include content proposed. By investigating the relationship between obstacles and understanding of algebraic expressions in seeking grants to allow us to better targeting on the overall objective of this research and describe our approach used for the study of algebraic expressions, this research is characterized as an exploratory- descriptive research. The survey also is delimited within the case study for conduct a comparative analysis of the data that link the conceptual and procedural characteristics on algebraic expressions of the group of students participating in the articles used in our benchmarks. For this, the application of a Diagnostic Assessment in Initial and Final character was performed. From the examination of records obtained from the reviews, it was possible to systematize the difficulties peculiar characteristics as presented in algebraic expressions and results presented after application of didactic sequences. The findings of the research show that the algeplan included elaborate planning activities can positively contribute to the understanding of algebraic expressions, and also found some limitations in handling as well as restrictions of its parts.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Álgebra
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (Elementary)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14442
Data do documento: 24-Abr-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCMS12052014.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons