Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14486
Tipo: | TCC |
Título: | Sugestões didáticas com jogos no ensino das operações de adição e subtração com números naturais |
Autor(es): | Rocha, Clecya das Neves Silva |
Primeiro Orientador: | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes |
Resumo: | Nossa pesquisa tem como objetivo ofertar algumas sugestões didáticas para que o professor possa mesclar os jogos como recurso suplementar ao exercício, ou a construção de conhecimento, dos alunos nas operações fundamentais de adição e subtração com números naturais. Para isso realizamos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e nossa fundamentação teórica abordou, entre tantos autores, Rêgo e Rêgo (2000), Borin (1998), Nachmonovitch (1993). Os autores citados defendem o uso do jogo no Ensino Fundamental. Também descrevemos a experiência de Estágio Supervisionado III, disciplina ofertada pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Litoral Norte. A experiência foi de grande importância porque, a partir dela, pudemos refletir sobre como cativar os alunos oferecendo uma metodologia alternativa ao ensino tradicional, esse ponto tornou-se o objetivo de nosso terceiro capitulo da presente pesquisa. Ainda sugerimos algumas abordagens didáticas que envolvesse jogos com o objetivo de trabalhar adição e subtração de números naturais e concluímos nossa pesquisa deixando aberta possibilidades de futuros trabalhos no que tange vivenciar as sugestões didáticas por nós elaboradas. |
Abstract: | Our research aims to offer some suggestions for teaching the teacher may merge feature additional games as exercise, or the construction of knowledge, the students in the fundamental operations of addition and subtraction with integers. For this we conducted a descriptive and qualitative nature of our theoretical addressed, among many authors, Rego and Rego (2000), Borin (1998), Nachmonovitch (1993). The cited authors advocate the use of the game in elementary school. We also describe the experience of Supervised III course offered by the Federal University of Paraíba, Campus IV North Coast. The experience was of great importance because, from it, we reflect on how to captivate students by offering an alternative approach to traditional teaching, this point has become the goal of our third chapter of this research. We also suggested some didactic approaches involving games with the goal of working addition and subtraction of natural numbers and conclude our research leaving open possibilities for future work regarding experience teaching suggestions for us prepared. |
Palavras-chave: | Matemática Jogos no ensino de matemática Números naturais Mathematics Mathematics teaching games Natural numbers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14486 |
Data do documento: | 7-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CNSR30102013.pdf | 480,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons