Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização dos jogos no ensino de matemática: uma análise dos livros didáticos adotados no Município de Jacaraú - PB |
Autor(es): | Silva, Elizangela Mario da |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como vem sendo abordado o recurso da utilização dos jogos nas coleções de livros didáticos de Matemática adotados pelas escolas públicas e privada do município de Jacaraú-PB. A pesquisa se deu por meio da análise de duas coleções, A Conquista da Matemática, adotada na rede pública de ensino e o Sistema de Ensino Positivo, adotada na rede privada. Tivemos como referencial teórico Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) entre outros autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental e do PNLD (2011). Nas coleções em que pesquisamos encontramos diversos jogos matemáticos, tanto no livro didático como nas orientações para o professor. No entanto, ao concluirmos a análise verificamos que a coleção A Conquista da Matemática ainda deixa muito a desejar, pois, muitos dos jogos encontrados aparecem apenas como elementos motivadores, ou seja, os jogos não estão contextualizados com os conteúdos abordados. Já a coleção Sistema de Ensino Positivo trás poucos jogos, mas eles aparecem realmente com a intenção de levar o aluno a desenvolver suas habilidades. |
Abstract: | This study aims to analyze how the resource has been approached from the use of games in the collections of Mathematics textbooks adopted by private and public schools in the city of Jacaraú-PB. The research was done through the analysis of two collections, The Conquest of Mathematics, adopted in public schools and Positive Learning System, adopted in private. We as a theoretical Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) among others, in addition to the National Curriculum Mathematics Elementary and PNLD (2011). In the collections we survey found many mathematical games, both in the textbook as guidelines for the teacher. However, to conclude the analysis we find that the collection Conquest of mathematics still leaves much to be desired, since many of the games found only appear as motivating factors, ie, the games are not context with the content covered. Already Collection Education System Positive few games back, but they actually appear with the intention of bringing the student to develop their skills. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Livros didáticos Jogos no ensino de matemática Mathematics - Study and teaching Didatic books Mathematics teaching games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487 |
Data do documento: | 11-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMS02052013.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons