Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização dos jogos no ensino de matemática: uma análise dos livros didáticos adotados no Município de Jacaraú - PB
metadata.dc.creator: Silva, Elizangela Mario da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como vem sendo abordado o recurso da utilização dos jogos nas coleções de livros didáticos de Matemática adotados pelas escolas públicas e privada do município de Jacaraú-PB. A pesquisa se deu por meio da análise de duas coleções, A Conquista da Matemática, adotada na rede pública de ensino e o Sistema de Ensino Positivo, adotada na rede privada. Tivemos como referencial teórico Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) entre outros autores, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental e do PNLD (2011). Nas coleções em que pesquisamos encontramos diversos jogos matemáticos, tanto no livro didático como nas orientações para o professor. No entanto, ao concluirmos a análise verificamos que a coleção A Conquista da Matemática ainda deixa muito a desejar, pois, muitos dos jogos encontrados aparecem apenas como elementos motivadores, ou seja, os jogos não estão contextualizados com os conteúdos abordados. Já a coleção Sistema de Ensino Positivo trás poucos jogos, mas eles aparecem realmente com a intenção de levar o aluno a desenvolver suas habilidades.
Abstract: This study aims to analyze how the resource has been approached from the use of games in the collections of Mathematics textbooks adopted by private and public schools in the city of Jacaraú-PB. The research was done through the analysis of two collections, The Conquest of Mathematics, adopted in public schools and Positive Learning System, adopted in private. We as a theoretical Lopes (2005), Ribeiro (2009), Kishimoto (2009), Grando (2000), Muniz (2010) among others, in addition to the National Curriculum Mathematics Elementary and PNLD (2011). In the collections we survey found many mathematical games, both in the textbook as guidelines for the teacher. However, to conclude the analysis we find that the collection Conquest of mathematics still leaves much to be desired, since many of the games found only appear as motivating factors, ie, the games are not context with the content covered. Already Collection Education System Positive few games back, but they actually appear with the intention of bringing the student to develop their skills.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Livros didáticos
Jogos no ensino de matemática
Mathematics - Study and teaching
Didatic books
Mathematics teaching games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14487
Issue Date: 11-Mar-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMS02052013.pdf3,23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons