Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14490
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções da álgebra no ensino fundamental: o caso de Mamanguape - PB
metadata.dc.creator: Moura, Jaênia Silva Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as principais concepções dos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba, com relação ao estudo da Álgebra. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Usiskin (1995), Rêgo (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (1998) e Paraíba (2010), bem como os Descritores do Ensino Fundamental que servem como base para avaliarmos as habilidades dos estudantes ao final dos anos de escolaridade da Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida com 89 discentes de três turmas em três escolas públicas do município de Mamanguape-PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo e exploratório do tipo estudo de caso simples com única interação de dados. Para isso adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes e docentes das escolas observadas e uma entrevista estruturada aplicada aos três professores investigados. O estudo foi realizado no período de novembro a dezembro de 2012. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto à temática dos conhecimentos básicos da álgebra nas três concepções que envolvem o Ensino Fundamental foi considerada satisfatória, tendo em vista que esses estudantes apresentaram um bom entendimento com relação à temática avaliada. A pesquisa também evidenciou a necessidade de discutirmos a formação inicial e continuada dos professores de matemática, fato este que merece atenção de toda comunidade científica.
Abstract: This study aimed to analyze the main students' conceptions of the ninth year of elementary school of public schools of Mamanguape, Paraiba, in relation to the study of algebra. As a basis for the study adopted as the main theoretical Usiskin (1995), Rêgo (2009), among other authors, and official documents: Brazil (1998) and Paraíba (2010), as well as the words of the elementary school that serveth as a basis for assess students' skills at the end of the school years of basic education. The research was conducted with 89 students from three classes in three public schools in Mamanguape-PB. The research methodology was characterized as a descriptive and exploratory case study with one simple interaction data. For this we adopted as the main instruments of research a semi-structured questionnaire applied to teachers and students of schools and observed a structured interview applied to the three teachers investigated. The study was conducted from November to December 2012. As a result we have that the main conceptions of students about the issue of basic algebra concepts involving the three elementary school was satisfactory, given that these students had a good understanding with regard to thematic evaluated. The survey also highlighted the need to discuss the initial and continuing training of teachers of mathematics, a fact that deserves attention throughout the scientific community.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Álgebra
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (Elementary)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14490
Issue Date: 20-Mar-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSNM17042013.pdf1,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons