Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14492
Tipo: TCC
Título: Um perfil da educação de jovens e adultos na matemática do ensino médio: como estamos no Município de Rio Tinto – Paraíba?
Autor(es): Gomes, Marcelo Vasconcelos
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal evidenciar o perfil do atual estudante do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no município de Rio Tinto – Paraíba. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Coriat (1997), Cunha (1999), Gil (2011), Gadotti e Romão (2006), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil Constituição Federal(1988) e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1971; 1996). A pesquisa foi desenvolvida com 62 alunos pertencentes a seis turmas do Ensino Médio da EJA de duas escolas públicas estaduais no município de Rio Tinto – PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo quanto aos objetivos e um estudo de caso simples quando à análise e aquisição dos dados. Para isso adotamos como principal instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos estudantes das escolas investigadas. O estudo foi realizado durante o mês de junho de 2013. Como resultado tem-se que o perfil da EJA do Ensino Médio hoje é composto por alunos de dezessete a trinta anos de idade; do sexo masculino e feminino; que possuem uma renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e que não almejam prosseguir nos estudos, apenas receber o diploma escolar. Quanto aos conhecimentos matemáticos percebemos que possuem um baixo nível de escolaridade na matemática, fato que comprometem os anos seguintes, pois se tratam de conhecimentos fundamentais para esta ciência. A pesquisa também evidenciou a necessidade de uma maior atenção a modalidade EJA nas escolas investigadas assim como nas demais que adotam esta modalidade de ensino em nosso Estado.
Abstract: This research aimed to highlight the profile of the current high school student of Youth and Adults - EJA, in the municipality of Rio Tinto - Paraíba. As a basis for the study adopted as the main theoretical Coriat (1997), Cunha (1999), Gil (2011), and Gadotti Romao (2006), among other authors, and official documents: Brazil Federal Constitution (1988) and the Law of Guidelines and Bases of National Education (BRAZIL, 1971, 1996). The research was conducted with 62 students from six classes of high school EJA two public schools in the municipality of Rio Tinto - PB. The research methodology was characterized as a descriptive study about the objectives and a case study where simple analysis and data acquisition. To adopt this as the primary research instrument, a semi-structured questionnaire applied to students of the schools surveyed. The study was conducted during the month of June 2013. As a result it has the profile of adult education high school students today is composed of seventeen to thirty years of age, male and female, who have a family income at or below minimum wage and do not aspire to continue in studies, only receive a high school diploma. As for mathematical realize they have a low level of education in mathematics, a fact that undertake the following years, since these are of fundamental knowledge for this science. The survey also highlighted the need for greater attention to EJA schools investigated as well as the others who adopt this mode of education in our state.
Palavras-chave: Matemática (Ensino médio)
Educação de jovens e adultos
Estudantes
Mathematics (High school)
Youth and adult education
Students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14492
Data do documento: 1-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVG01092013.pdf816,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons