Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14497
metadata.dc.type: TCC
Title: A concepção da utilização da metodologia de jogos na sala de aula por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental no Município de Rio Tinto – PB
metadata.dc.creator: Menezes, Marisa Pessoa da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar a concepção dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental no município de Rio Tinto – PB, acerca da utilização de jogos como recurso metodológico. Para tal foi elaborado e aplicado um questionário a fim de obtermos informações sobre a utilização desse recurso como metodologia de ensino e quais dificuldades enfrentadas pelos professores em inserir a utilização de jogos na sua prática docente. Os questionários foram aplicados com onze professores que lecionam em duas escolas do município de Rio Tinto, uma municipal e outra privada. Foi feita uma análise através dos dados coletados onde pudemos verificar que a utilização deste recurso pelos professores ainda é pequeno, muitos alegam as dificuldades enfrentadas por falta de incentivo da escola, falta de estrutura das mesmas, falta de tempo para preparar as aulas e incluir esse recurso, e principalmente a ausência em sua formação de metodologias de ensino que contemple a utilização dos jogos e dos materiais manipulativos no currículo escolar.
Abstract: This study aims to identify the conception of mathematics teachers of the final years of elementary school in Rio Tinto - PB on the use of games as a methodology. So, it was developed and applied a questionnaire to obtain information on using this resource as teaching methodology and what difficulties are faced by teachers in the insert games in their teaching practice. The questionnaires were applied with eleven teachers who teach in two schools of Rio Tinto, one municipal and one private. An analysis of data collected show that we could verify the use of this resource by teachers is still small, many teachers argue the difficulties faced by the school's lack of encouragement, lack of the same structure, lack of time to prepare lessons and it includes this feature, especially in the absence of their training teaching methodologies that addresses the use of games and manipulative materials in the school curriculum.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Professores de matemática
Jogos no ensino de matemática
Mathematics - Study and teaching
Math teachers
Mathematics teaching games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14497
Issue Date: 11-Mar-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPSM02042013.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons