Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14501
Tipo: TCC
Título: Contextualizando e resolvendo problema: uma súmula de 10 questões do ENEM para se abordar o estudo de equações
Autor(es): Soares, Valdemir Minervino
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo fornecer uma súmula de questões para se trabalhar equações que teve como origem uma reflexão proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado III, componente curricular ofertado pela Universidade Federal da Paraíba. Para isso, além de traçarmos um breve memorial visando subsidiar as influências de vida que o pesquisador carrega consigo, também apresentamos a experiência de intervenção relatada na referida disciplina de Estágio e depois tecemos algumas considerações sobre contextualização e resolução de problemas. Por tratar-se de uma pesquisa descritiva, não temos como objetivo indicar caminhos ou apresentar soluções a problemáticas de algum setor do ensino em específico, apenas nos debruçamos em fazer o relato de nossa experiência e fundamentar nossas ações, através de algumas reflexões teóricas, visando sugerir uma gama de questões que pudessem despertar o interesse do aluno por serem alternativas ao modelo tradicional de ensino. Entre os autores, que utilizamos como embasamento teórico, destacamos: Dante (1991), Polya (1978), Souza (2009) entre outros, a fim de versamos sobre Contextualização e Resolução de Problemas. Por fim tecemos nossas considerações finais.
Abstract: This research aims to provide a summary of is uses to work equations that originated from a reflection nurtured by discipline Stage Supervised III, component from the grade off studies offered by the Federal University of Paraíba (UFPB). For this, besides trace a brief memorial to subsidize the influences of life that carries the researcher also present the experience of intervention reported in this discipline of Stage and then we have some considerations about context and problem solving. As this is a descriptive research, we aim not indicate paths or provide solutions to some problems of education sector in particular, we examine only in making the report of our experience and justify our actions through some theoretical reflections, aimed suggest a range of isuses that might arouse student interest because they are alternatives to traditional teaching model. Among the authors, we use as theoretical foundation, we highlight Dante (1991), Polya (1978), Souza (2009) among others, to written on Contextualization and Problem Solving. Finally we have our final considerations.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Equações
Solução de problemas
Mathematics - Study and teaching
Equations
Problems solution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14501
Data do documento: 11-Mar-2013
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMS04042013.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons