Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14502
metadata.dc.type: TCC
Title: Ensino de frações e da função quadrática: uma abordagem alternativa ao modelo tradicional
metadata.dc.creator: Barboza, Wanderlânyo de Lira
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem como objetivo fornecer uma reflexão após a apresentação de duas experiências de intervenção que foram realizadas tentando dar um subsídio a uma prática pedagógica alternativa ao modelo tradicional. Por tratar-se de uma pesquisa descritiva, não temos como objetivo indicar caminhos ou apresentar soluções a problemáticas, e por haver em seu ensejo características de um estudo de caso, nos debruçamos em fazer apenas os relatos de nossa experiência e fundamentar nossas ações sem grandes debates teóricos. Para isso, apresentamos o memorial para desenhar no leitor um perfil do autor da pesquisa e descrevemos nossa experiência de intervenção obrigatória na disciplina de Estágio Supervisionado III, ofertada pela Universidade Federal da Paraíba. Após isso, fazemos breves citações e debates teóricos, onde destacamos Japiassu (2006), Pavanello (2004), Kleiman e Morais (1999), entre outros, a fim de versamos sobre Contextualização, Interdisciplinaridade, Leitura e Resolução de Problemas. Também apresentamos nossa experiência de intervenção sobre o conteúdo Função Quadrática em uma turma de Ensino Médio e por fim tecemos nossas considerações finais.
Abstract: This research aims to provide a discussion after the presentation of two experiments that were conducted intervention trying to give a grant to a pedagogical alternative to the traditional model. As this is a descriptive research, we aim not indicate paths or presenting solutions to problems, and for having in his rise characteristics of a case study, we examine in making only the reports of our experience and base our actions without major theoretical debates. For this, we present the memorial to draw in the reader a profile of the author of the study and describe our experience in the discipline of mandatory intervention Supervised III, offered by the Federal University of Paraíba. After that, we brief quotations and theoretical debates, where we highlight Japiassu (2006), Pavanello (2004), Kleiman and Morais (1999), among others, to write on Contextualization, Interdisciplinary, Reading and Troubleshooting. We also present our experience of intervention about content Quadratic Function in a class of high school and eventually we have our final considerations.
Keywords: Matemática
Funções quadráticas
Solução de problemas
Mathematics
Quadratic functions
Problems solution
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14502
Issue Date: 14-Feb-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WLB01032013.pdf515,25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons