Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14523
Tipo: TCC
Título: Ensino de Funções: um estudo sobre possíveis abordagens para a sala de aula
Autor(es): Silva, Tarcísio Lima da
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e tem por objetivo sugerir um conjunto de abordagens para serem desenvolvidas pelo professor para ensinar o conteúdo de Função. A fim de atingirmos esse objetivo, relatamos nossa experiência de intervenção na disciplina de Estágio Supervisionado IV, motivo pelo qual nos interessamos em trabalhar com o conteúdo de Função e realizamos uma revisão literária com alguns autores, especialmente Dorigo (2006), Baggio (s/d), Barreto (2006) e Bisognin (s/d). Sintetizamos as pesquisas dos referidos autores a fim de situarmos um pouco sobre informações históricas sobre Função; atividades com Modelagem Matemática e Função e atividades que envolviam Interdisciplinaridade e Função. Ao término de cada síntese, contribuímos sugerindo novas abordagens, com o intuito de dar espaço para haver futuras pesquisas, através das sugestões que disponibilizamos.
Abstract: Our research is qualitative in nature and is intended to suggest a conjunt of approaches to be developed by the teacher to teach the tema of function. To achieve this goal, we report our experience of intervention in the discipline of “ Estágio Supervisionado IV”, which is why we are interested in working with the content of function and performed a literature review with some authors, especially Dorigo (2006), Baggio (s/d), Barreto (2006) and Bisognin (s/d). Summarized the research of these authors in order to situate a little about historical information on function, activities with Mathematical Modeling and Function and activities involving Interdisciplinarity and function. At the end of each summary, we contributed by suggesting new approaches, in order to make room for future research there, through the suggestions we provide.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Professores de matemática
Funções (Matemática)
Mathematics - Study and teaching
Math teachers
Functions (Mathematics)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14523
Data do documento: 9-Out-2012
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLS21112012.pdf739,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons