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metadata.dc.type: TCC
Title: Revivendo a cultura indígena Potiguara da Paraíba: uma sequência didática sobre unidades de medida
metadata.dc.creator: Santos, Jessica Claudia Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Surama Santos Ismael da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo capaz de contribuir para o ensino-aprendizagem de conceitos de Unidades de Medida (Massa e Comprimento) através da cultura indígena do povo Potiguara da Paraíba. O estudo foi desenvolvido com os alunos da turma de 7° ano de uma escola indígena da aldeia Mont mor, localizada na cidade de Rio Tinto, esse trabalho surge como elemento de apoio para o resgate de técnicas da cultura indígena que estão adormecidas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como estudo de caso, e com relação à abordagem do problema se classifica como uma pesquisa qualitativa. Já com relação aos instrumentos utilizados na coleta de dados da pesquisa foram usadas entrevistas com os indígenas, com a direção, com os alunos e duas sequências didáticas utilizando as formas padronizadas e não padronizadas de pesagem e medição. Com relação aos resultados pôde-se observar que os alunos conseguiram assimilar a cultura que estava empregada nas atividades com a Matemática formal, ou seja, conseguiram contextualizar a matemática com a cultura indígena. Com isso, as informações obtidas através da coleta de dados das sequências permitem afirmar que o uso da etnomatemática contextualizada com a cultura indígena é uma metodologia que contribui de modo significativo no ensino das Unidades de Medidas (Massa e Comprimento). Verificou-se que, ao envolver a cultura na qual os alunos estavam inseridos, eles se apresentaram motivados a aprender o conteúdo, pois se sentiram inseridos no contexto no qual estávamos trabalhando. Ainda sobre os resultados os alunos afirmaram ter sido positiva a abordagem utilizada nas sequências didáticas, pois a metodologia utilizada ainda não havia sido trabalhada nas aulas da disciplina de matemática.
Abstract: The present work had as general objective to present a study capable of contributing to the teaching-learning of Units of Measure (Mass and Length) concepts through the indigenous culture of the Potiguara of Paraíba people. The study was developed with the students of the 7th grade class of an indigenous school in the village Mont mor, located in the city of Rio Tinto, this work emerges as an element of support for the rescue of indigenous culture techniques that are dormant. The methodology used for the development of this research is characterized in relation to the objectives as exploratory and descriptive. As for the technical procedures used, it is characterized as a case study, and in relation to the approach to the problem it is classified as a qualitative research. Regarding the instruments used in the data collection of the research, interviews with the natives, the management, the students and two didactic sequences were used using the standardized and non-standardized forms of weighing and measurement. Regarding the results, it can be observed that the students were able to assimilate the culture that was used in the activities with formal mathematics, that is, they were able to contextualize the mathematics with the indigenous culture. Thus, the information obtained through the collection of sequence data allows us to affirm that the use of ethnomathematics contextualized with the indigenous culture is a methodology that contributes significantly to the teaching of Units of Measurements (Mass and Length). It was found that by involving the culture in which the students were inserted, they were motivated to learn the content, because they felt inserted in the context in which we were working. Still on the results, the students affirmed that the approach used in the didactic sequences was positive, since the methodology used had not yet been worked out in the classes of the mathematics discipline.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Etnomatemática
Unidades de medida
Estudantes indígenas
Índios Potiguara
Mathematics - Study and teaching
Ethnomathematics
Units of measurement
Indigenous students
Potiguara Indians
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14527
Issue Date: 7-May-2019
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