Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14564
metadata.dc.type: TCC
Title: Softwares educativos e educacionais: possibilidades para o ensino de funções na matemática da educação básica
metadata.dc.creator: Santos, Cinthia Danielle Jerônimo
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar a utilização de softwares educativos e educacionais para o ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, especialmente no conteúdo de Funções. Segundo seus objetivos esta pesquisa classifica-se como exploratória. De acordo com a coleta de dados foram utilizadas informações provenientes de questionamentos com alunos da escola Municipal Marlene Alves Mendes, assim nos ofertando a possibilidade de um estudo de caso com os mesmos. A parte do estudo experimental da pesquisa foi feita com alunos dos 9º anos A e B da referida escola, localizada na cidade de Pilõezinhos/Pb. De modo que foram construídas e aplicadas duas atividades, uma envolvendo função afim no GeoGebra e outra, envolvendo função quadrática, no Excel. Após o término desse estudo chegamos à conclusão de que o uso de software no ensino da Matemática proporciona aos alunos uma maior interação entre eles e o conteúdo de funções, principalmente quando sugerimos a eles a interpretação e análise do comportamento dos gráficos. Ao término de cada análise feita sobre os dois softwares, concluímos que ambos apresentam limitações e dificuldades.
Abstract: This work aims to evaluate the use of educative and educational software for teaching and learning in math classes, especially in the Function content. Based on ITS objectives, this research is classified as an exploratory one. According to the data collection, information originated from questions with students of the Municipal School Marlene Alves Mendes were used, providing the possibility of a case study with such pupils. The experimental part of the research study was done with students of the 9th grades A and B from that school, located in Pilõezinhos/Pb. So that two activities were built and applied, one involving linear function in GeoGebra and the other involving quadratic function in Excel. After the end of this study we concluded that the use of software in mathematics education provides students greater interaction between them and the content of functions, mainly when we suggest the interpretation and analysis of the behavior of graphics. At the end of each analysis on the two softwares, we conclude that both have limitations and difficulties.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Functions (Mathematics)
Educational technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14564
Issue Date: 18-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CDJS16042015.pdf2,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons