Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14572
Tipo: | TCC |
Título: | O papel da escola na construção da identidade campesina: os olhares de pais e mães sobre a ação pedagógica da escola no Assentamento Chico Mendes |
Autor(es): | Silva, Maria Jeane de França |
Primeiro Orientador: | Silva, Eduardo Jorge Lopes da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo os olhares dos pais em relação à contribuição da escola na formação da identidade campesina no Assentamento Chico Mendes, município de Riachão do Poço-PB. Sendo assim, inicialmente apresentamos o lócus da pesquisa e a metodologia aplicada, onde realizamos entrevistas in loco com alguns pais de alunos. Discutimos brevemente a Educação do Campo e Seus Desafios, fazendo uma breve retrospectiva dos primórdios da educação e suas lutas desde o período colonial, na sequência refletimos a realidade da educação do campo no município de Riachão do Poço com base nas informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação. Refletimos também na visão de alguns teóricos sobre a construção da identidade campesina. Concluindo, analisamos a contribuição da Escola Francisco Mendes na formação da identidade campesina dos alunos considerando a visão dos pais envolvidos na pesquisa. |
Abstract: | The present study aims to study the parents' views regarding the contribution of the school to the formation of the peasant identity in the Chico Mendes settlement, in the municipality of Riachão do Poço-PB. Thus, initially we present the locus of the research and the applied methodology, where we conduct interviews in loco with some parents of students. We briefly discuss Field Education and Its Challenges, briefly reviewing the beginnings of education and its struggles since the colonial period, in the sequence we reflect the reality of rural education in the municipality of Riachão do Poço based on information provided by the Municipal Secretary of Education. We also reflect in the view of some theorists on the construction of the peasant identity. In conclusion, we analyze the contribution of the Francisco Mendes School in the formation of the peasant identity of the students, considering the vision of the parents involved in the research. |
Palavras-chave: | Educação do campo Identidade campesina Assentamento agrário |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14572 |
Data do documento: | 19-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MJFS05062019.pdf | 894,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons