Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589
Tipo: | TCC |
Título: | A construção do projeto político curricular na Escola “Severiano Marques” na Comunidade Sítio Cerdes em Queimadas – PB: desafios e conquistas durante o percurso |
Autor(es): | Mendes, Elizabeth |
Primeiro Orientador: | Lima, Francisca Alexandre de |
Resumo: | Este estudo analisa os aspectos pedagógicos, sem dissociá-los dos sociais e políticos, na construção do Projeto Político Curricular na comunidade "Sítio Verdes", na escola municipal Severiano Marques, no município de Queimadas, Paraíba. Aponta conquistas e desafios experimentados no trajeto de sensibilização da comunidade para construção do PPC, mediante a participação das famílias, dos educadores, pais, alunos e funcionários da escola nesse processo. As experiências oportunizaram o fortalecimento dos princípios da educação do campo e da gestão numa perspectiva democrática, tendo em vista, nesse contexto, a reflexão da construção da identidade do povo da comunidade estudada, bem como tecnologias de plantio da agricultura familiar. Na construção de dados utilizamos como técnicas e instrumentos de pesquisa a observação participante, entrevista, questionário, diário de campo, com análise de conteúdo disponibilizado em vídeo e áudio. Os dados registram uma escola, fruto de uma gestão autoritária, mas que tem se esforçado para rever seus conceitos, abrindo espaço para participação e autonomia da comunidade, que tem valorizado a identidade deste povo e experimentado um jeito novo de se relacionar com a terra e pensar a comunidade, configurando-se como sua maior conquista. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Projeto político curricular Gestão democrática Educação do campo Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14589 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EM10012018.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons