Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14601
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição dos processos sociais na formação humana dos sujeitos éticos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes - Ipanema, no Assentamento Chico Mendes, Riachão do Poço-PB |
Autor(es): | Silva, Cacilda Gonçalves da |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | O presente estudo teve como delimitação o sujeito ético nas práxis pedagógicas da educação do e no campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada em área de assentamento do Movimento dos trabalhadores sem Terras (MST). Para tanto, a questão norteadora apresentada foi como a pedagogia da práxis fomentada nos processos sociais no assentamento está refletindo o sujeito ético na sala de aula da escola campo de pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo primordial analisar a contribuição dos processos sociais, através da pedagogia da práxis em sala de aula na formação humana dos sujeitos éticos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes. A metodologia foi de abordagem qualitativa com aportes teóricos e empíricos sobre o tema e suas interfaces. Os instrumentos de coleta de dados foi o diálogo e a entrevista semiestruturada com os co-sujeitos docente e discentes. A análise dos dados foi descritiva a partir das respostas transcritas. Os resultados apontam que os educandos trazem em si uma modelagem sobre a ética ancorada nos princípios familiares e religiosos, mas que o tema está ausente no currículo e, portanto, pouco trabalhado na práxis do ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The present study has had as boundary the Ethical Individual in the pedagogical praxis of Education, both on and in the countryside, in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes (Chico Mendes Municipal Elementary School), located on a settlement of the Movimento de Trabalhadores Sem Terra - MST (Landless Workers Movement). In order to achieve this goal, the fundamental question presented was how the praxis of pedagogy, raised by the social processes occurring on the settlement, is reflecting the Ethical Individual inside the classroom in the school taken as object of study. The present work has the primordial goal of analyzing the contribution of the social processes, through the pedagogy of the praxis applied in the classroom, on the human formation of the ethical individuals in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes. The methodology applied was taking a qualitative approach, with theoretical and empirical takes upon the subject and its interfaces. The instruments of choice for the data gathering were the dialog and semi-structured interviews performed with both the body of co-individual teachers and students. The analysis of data was descriptive, based on the transcription of the collected answers. The results are indicative of a reality where the subjects of the learning process bring, inside themselves, a modeling about the Ethics, established on the basis of familial and religious principles, despite the fact that the theme itself is absent in the curriculum, and as such, it is underdeveloped on the praxis of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Educação do campo Transversalidade Ética - escola do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14601 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CGS23022018.pdf | 952,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons