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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14614
Tipo: | TCC |
Título: | O ciclo de alfabetização na educação do campo, as práticas de leitura e escrita proposta pelo PNAIC e suas contribuições para educação do campo |
Autor(es): | Holanda, Driely Xavier de |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra |
Resumo: | No contexto educacional brasileiro, o direito à educação deu-se das lutas e conquistas democráticas ao longo de sua própria história enquanto nação. Tal direito vem sendo negligenciado principalmente no que se refere à construção de habilidades de leitura e escrita enquanto práticas sociais que conduzem o sujeito ao exercício pleno da cidadania. Refletir a importância sobre educação no Brasil, particulamente no que tange as práticas de leitura e escrita desenvolvidas na escola requer um olhar minucioso, uma vez que historicamente os desempenhos da educação básica relacionadas a essas práticas de leitura e escrita, há décadas são tidas como insuficientes e pouco tem sido trabalhado de maneira associada a conduzirem o aluno a uma formação crítica e reflexiva, sem qualquer reflexão sobre as possibilidades de transformação do meio no qual está inserido. Aqui buscaremos compreender o Ciclo de Alfabetização na escola do campo, as práticas de leitura e escrita propostas pelo PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÂO NA IDADE CERTA (PNAIC) e suas contribuições para o processo de letramento. A educação do campo como um direito do cidadão e dever do Estado. Arroyo apresenta a seguinte ideia: “De esquecida e marginalizada, à repensada e desafiante. Essa poderia ser a travessia que vem fazendo a educação dos povos do campo. Um percurso instigante para a pesquisa e a reflexão teórica, para políticas públicas e a ação educativa”.Temos como objetivo geral analisar as propostas de leitura e escrita apresentadas pelo PNAIC e suas contribuições para o ciclo de alfabetização na educação do campo, logo temos como objetivos específicos identificar as práticas de leitura e escritas propostas pelo PNAIC, avaliar suas práticas de leitura e escrita e por fim identificar suas contribuições para o processo de letramento na educação do campo. Para tanto partimos do questionamento norteador da pesquisa: Como as práticas de leitura e escrita propostas pelo PNAIC contribuem para o processo de letramento na Educação do campo? Metodologicamente o presente trabalho caracteriza-se como uma pesquise bibliográfica e descritiva. Embasamos nossa compreensão de pesquisa bibliográfica na concepção nas ideias de Fachin (2001). Segundo o qual consiste em um conjunto de conhecimento agrupado em uma obra constituídos pelo ato de ler, selecionar e organizar fatos, ideias e conhecimentos. Vimos ao longo de nossas discussões que a leitura deve ser trabalhada de maneira planejada, nesse sentido é encarada do ponto de vista do letramento, assim ler é agir na sociedade, é interagir, é nos constituirmos como sujeitos, construindo nossas identidades. O PNAIC busca de maneira associada trabalhar a leitura e a escrita em da produção de significados, tal proposta é efetivada nas atividades apresentadas no caderno 5 aqui analisado. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Educação do campo Leitura Escrita Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14614 |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
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