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metadata.dc.type: TCC
Title: Rivera na sala de aula: a pintura mural e a identidade do aluno do campo
metadata.dc.creator: Maia, Livia Ramos Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa desenvolvida tem como principal objetivo o estudo das representações do homem do campo, seu cotidiano e lutas sociais nas obras do artista mexicano Diego Rivera, visando a aplicação desse conhecimento no ensino de arte nas escolas do campo. Destaca-se a importância da arte como instrumento de mudança da realidade social, através dos conceitos de arte engajada e do realismo socialista. A pintura de Rivera expressa as raízes, o domínio colonial europeu, o cotidiano, a repressão e valorização dos camponeses o que foi motivo de estudo tanto no seu aspecto histórico quanto no potencial pedagógico. Essa análise é feita a partir da identificação e problematização dessas questões, procurando demonstrar a preocupação do artista, bem como a apropriação de seus ideais na formulação de uma proposta didático-pedagógica do ensino de arte para as escolas do campo. A opção pelos murais de Diego Rivera se justifica pela sensibilidade ao retratar seu povo, pelo engajamento, pelo reconhecimento da exploração vivida pelos camponeses. Sua obra, assim como de outros muralistas, é utilizada como referencial para ilustrar a história do México nos livros didáticos. Em termos metodológicos o trabalho propõe analisar a tipologia do estudo, demarcando seu caráter qualitativo/quantitativo; como um estudo de natureza descritivo e exploratório e, em termos de procedimento, a pesquisa se apresenta como um estudo de caso. Assim, as atenções, em termos de prática didática, foram voltadas para relação entre a obra mural de Diego Rivera e a identidade das crianças das escolas do campo no Brasil, a obra escolhida para análise foi “Epopeia do Povo Mexicano” (1929-1935). Trata-se de um ciclo de frescos com três murais no Palácio Nacional da Cidade do México, retratando o desenvolvimento histórico do país. Na parede Norte, retrata o México pré-hispânico; na parede Sul, o México, hoje e amanhã e na parede central a histórica do México da conquista até 1930. Essas obras e suas leituras foram realizadas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado com alunos do 9o ano do ensino fundamental que tem como característica o atendimento a comunidade quilombola de Paratibe em João Pessoa. Depois do trabalho de contextualização histórica que ajudou os alunos a conhecer o passado dos camponeses mexicanos, foi feita a análise da obra, fazendo referências à similaridade dos problemas vividos pelo campesinato brasileiro. Uma releitura da obra mural foi realizada individualmente pelos alunos que expressaram o seu olhar sobre a história do Brasil, a partir das referências da história mexicana. O resultado foi à constatação da dificuldade da população estudantil quilombola de manter identidade camponesa.
Abstract: The main objective of this research was to study the representations of the rural man, his daily life and social struggles in the works of the Mexican artist Diego Rivera, aiming at the application of this knowledge in the teaching of art in the rural schools. It is important to emphasize the importance of art as an instrument for changing social reality through the concepts of engaged art and socialist realism. Rivera's painting expresses the roots, the European colonial dominion, the daily life, the repression and valorization of the peasants, which was a reason for studying both in its historical aspect and in the pedagogical potential. This analysis is based on the identification and problematization of these questions, trying to demonstrate the concern of the artist, as well as the appropriation of his ideals in the formulation of a didactic-pedagogical proposal of art education for the rural schools. The choice of Diego Rivera murals is justified by the sensitivity of portraying his people, by the commitment, by the recognition of the exploitation lived by the peasants. His work, as well as other muralists, is used as a reference to illustrate the history of Mexico in textbooks. In methodological terms the work proposes to analyze the typology of the study, demarcating its qualitative/ quantitative character; as a descriptive and exploratory study and, in terms of procedure, the research is a case study. Thus, the attention, in terms of didactic practice, was directed to the relationship between Diego Rivera's mural work and the identity of the rural school children in Brazil, the work chosen for analysis was "Epopeia do Povo Mexicano" (1929- 1935) ).It is a cycle of frescoes with three murals in the National Palace of Mexico City, depicting the country's historical development. On the North wall, it portrays pre- Hispanic Mexico; in the south wall, Mexico, today and tomorrow and in the central wall the historical Mexico of the conquest until 1930. These works and their readings were carried out in the Municipal School Teacher Antônia do Socorro Silva Machado with students of the 9th year of elementary school that has as characteristic the assistance to the quilombola community of Paratibe in João Pessoa. After the work of historical contextualization that helped the students to know the past of the Mexican peasants, the analysis of the work was made, making references to the similarity of the problems lived by the Brazilian peasantry. A re-reading of the mural was done individually by the students who expressed their gaze on the history of Brazil, from the references of Mexican history. The result was the finding of the difficulty of the quilombola student population to maintain peasant identity.
Keywords: Educação do campo
Murais mexicanos
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14621
Issue Date: 7-Dec-2017
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