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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14624
Tipo: TCC
Título: A formação de professores da educação do campo na Escola Prefeito Gerbase no distrito de Salema município de Rio Tinto - PB
Autor(es): Almeida, Heloísa Melo de
Primeiro Orientador: Pereira, Antonio Alberto
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir a compreensão de Educação do Campo, e as políticas de formação de professores na escola do Campo Prefeito Gerbase, localizada no distrito de Salema, município de Rio Tinto – PB. Trata-se de uma região essencialmente camponesa com 70% das escolas situadas na Zona Rural, devastada pelo monocultivo da cana-de-açúcar, degradação do meio ambiente apresentando como principal fonte de renda a agricultura familiar. Como metodologia utilizou a pesquisa de caráter qualitativa, por meio da abordagem exploratória, por meio de entrevista gravada, com questões semiestruturadas e direcionadas á cinco professoras que atuam na referida escola. O referencial teórico está ancorado nos estudos de Caldart (2000; 2002), Molina (2006; 2014), Vighi (2014), Batista (2016); Pereira (2009), e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo. Os resultados apontam para o desconhecimento das Educadoras do Campo, sobre os fundamentos e as políticas educacionais acerca da Educação do Campo reivindicada pelos movimentos sociais campesinos. Portanto é necessário o investimento em políticas públicas direcionadas às demandas do Campo e fortalecimento de uma formação continuada em Educação do Campo.
Abstract: The present monographic work has the objective to discuss the understanding of the Field Education and the policies of the teacher training at the Prefeito Gerbase field School, located in Salema district, Rio Tinto - PB municipality. It is an essentially peasant region with 70% of the schools located in the Rural Zone, devastated by the sugarcane monoculture, environment degradation, presenting as main source of income family farming. As methodology, the qualitative research was used, through the exploratory approach, through recorded interview, with semi structured questions directed to five teachers who work in the school. The theoretical framework is anchored in the studies of Caldart (2000; 2002), Molina (2006; 2014), Vighi (2014), Batista (2016); Pereira (2009), and the Operational Guidelines for Basic Education in the field. The results point to the ignorance of the field Educators, about the fundamentals and the educational policies about the field Education claimed by the peasant social movements. Therefore, it is necessary the investment in public policies directed to the field demands and the strengthening of a continuing education in field Education.
Palavras-chave: Educação do campo
Professores - formação
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14624
Data do documento: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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