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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14640
Tipo: | TCC |
Título: | Construção da identidade docente da escola do Assentamento Chico Mendes I, Riachão do Poço, Paraíba |
Autor(es): | Nascimento, Ana Clara da Silva |
Primeiro Orientador: | Correia, Deyse Morgana das Neves |
Resumo: | O Objeto de estudo de nossa pesquisa é a construção da identidade profissional dos educadores na escola do campo. Delineado a partir da problemática que a formação inicial deveria ser o grande alicerce para a construção da identidade, mas os cursos de licenciatura estão cada vez mais desvinculados das práticas pedagógicas de sala de aula, e se há dificuldade em construir nos educadores uma identidade com a profissão docente, ela aumenta o nível de dificuldade quando pensamos uma identidade docente a partir das especificidade do Campesinato, à vista disso, o nosso problema é a identificação de que elementos os educadores de escola do campo utilizam para o processo da construção de sua identidade docente. No tocante a nossa hipótese é que a identidade na profissão de educador perpassa um caminho relacionado às experiências pessoais e profissionais, das opções tomadas, das práticas desenvolvidas, das continuidades e descontinuidades da profissão realizadas por uma internalização do Habitus profissional dos educadores. À vista disso, pesquisamos quais são os elementos instituintes da identidade profissional dos educadores de escola do campo. o objetivo geral ficou definido na seguinte expressão: compreender o processo de construção da identidade profissional de educadores da escola do campo. Com vistas a direcionar o processo de pesquisa, os objetivos específicos foram assim delineados: discutir teoricamente a categoria identidade; identificar a formação, a percepção identitária e as possíveis relações que os educadores possuem com o Campesinato; e, elencar na realidade camponesa possibilidades de contribuição com a ressiginificação da identidade profissional dos educadores por meio do habitus Camponês. Metodologicamente o referente possui uma abordagem qualitativa, quanto ao objetivo, é uma pesquisa exploratória participante. Como instrumentos para aproximação da realidade utilizamos observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram duas Educadores de salas multisseriadas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Mendes, localizada no Assentamento Chico Mendes I, um território camponês, município de Riachão do Poço, Paraíba. Uma educadora leciona o turno da manhã as turmas do primeiro e segundo ano e a outra no período da tarde as turmas de terceiro a quinto ano. O tempo de pesquisa no Assentamento perfaz o período de janeiro à novembro no ano de 2017, sendo equivalente com ao tempo de curso da especialização, pois a aproximação com o campo de pesquisa empírica se deu a partir das atividades propostas com o Curso, para além das questões históricas, econômicas, culturais e sociais do Assentamento o tempo dedicado as questões que abordamos na referente pesquisa foi no período do mês de junho até novembro do presente ano, contudo os processos de ação e o vínculo com o local não acabam quando a pesquisa termina. Como resultado de pesquisa compreendemos por meio dos relatos das educadoras que existe uma dicotomia entre os saberes teóricos aprendidos nos cursos e os saberes teóricos do cotidiano, assim a identidade profissional dos educadores na escola do campo é construída como repertórios de saberes adquiridos em várias instâncias educacionais formais e informais. Os aparatos legais que permeiam a legalidade da Política Pública de Educação do Campo apresentam a necessidade da identidade profissional dos educadores da escola do campo ser construída a partir do contexto social, das vivências e identidades dos educandos, de modo que não desconsidere o seu campo social. |
Abstract: | El objeto de estudio de nuestra investigación es la construcción de la identidad profesional de los educadores en la escuela rural. Delineado desde la problemática de que la formación inicial debe ser la gran base para la construcción de la identidad, pero los cursos de grado están cada vez más disociados de las prácticas pedagógicas del aula, y si hay dificultad para construir en los educadores una identidad con el aumenta el nivel de dificultad cuando pensamos en una identidad docente basada en la especificidad del campesinado, en vista de eso, nuestro problema es la identificación de qué elementos usan los educadores escolares del campo para el proceso de construcción de su identidad docente. Con respecto a nuestra hipótesis, la identidad en la profesión de educador recorre un camino relacionado con las experiencias personales y profesionales, las elecciones realizadas, las prácticas desarrolladas, las continuidades y discontinuidades de la profesión llevadas a cabo por una internalización de los hábitos profesional de los docentes. En vista de esto, investigamos cuáles son los elementos instituyentes de la identidad profesional de los educadores escolares rurales. El objetivo general se definió en la siguiente expresión: comprender el proceso de construcción de la identidad profesional de los educadores de la escuela de campo. Para dirigir el proceso de investigación, se delinearon los objetivos específicos: discutir teóricamente la categoría de identidad; identificar la formación, la percepción de identidad y las posibles relaciones que los educadores tienen con el campesinado; y enlistar en la realidad campesina posibilidades de aporte con la resiginificación de la identidad profesional de los educadores a través del hábitos Campesino. Metodológicamente, el referente tiene un enfoque cualitativo, con respecto al objetivo, es una investigación exploratoria participativa. Como instrumentos para la aproximación de la realidad, utilizamos observaciones y entrevistas. Los sujetos de la investigación fueron dos Educadores de salas multiseriados de los Años Iniciales de la Escuela Primaria de la Escuela Municipal de Educación Preescolar y la Escuela Primaria Francisco Mendes, ubicada en el asentamiento Chico Mendes I, un territorio campesino, Riachão do Poço, Paraíba. Municipio. Un maestro enseña el turno de la mañana en las clases de primer y segundo año y el otro en la tarde las clases de tercer y quinto año. El tiempo de investigación en el Acuerdo es el período de enero a noviembre del año 2017, equivalente al tiempo del curso de especialización, ya que el enfoque con el campo de la investigación empírica se basó en las actividades propuestas con el Curso, además de A partir de los asuntos históricos, económicos, culturales y sociales del Acuerdo, el tiempo dedicado a los temas que abordamos en la investigación referente fue de junio a noviembre de este año, sin embargo, los procesos de acción y el vínculo con el sitio no terminan cuando él la investigación termina Como resultado de la investigación, a través de los informes de los educadores, comprendemos que existe una dicotomía entre el conocimiento teórico aprendido en los cursos y el conocimiento teórico de la vida cotidiana, por lo que la identidad profesional de los educadores en la escuela rural se construye como repertorios de los conocimientos adquiridos en diversas instancias educativas formales e informales. Los aparatos legales que impregnan la legalidad de la Política Pública de Educación del Campo presentan la necesidad de construir la identidad profesional de los educadores de la escuela de campo a partir del contexto social, de las experiencias e identidades de los estudiantes, para que no ignora su campo social. |
Palavras-chave: | Campesinato Docente Educação do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14640 |
Data do documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
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