Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14641
Tipo: | TCC |
Título: | Educação quilombola: da Lei 10.639/03 à atualidade e seus impactos no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado em Paratibe, João Pessoa/PB |
Autor(es): | Moraes, Mitchelly Ferreira Carneiro da Cunha |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo investigar a Educação Quilombola: da Lei 10.639/03 à atualidade e seus impactos no Projeto Político Pedagógico da escola municipal Antônia do Socorro Silva Machado situada no Quilombo de Paratibe, João Pessoa, Paraíba. Apresentaremos as etapas pela qual a Escola percorreu para chegar até sua configuração atual. E, a partir disso, procuramos compreender os seguintes questionamentos: como a Lei 10.639/03 vem sendo trabalhada na Escola? Como foi a construção do PPP da Escola? Quais motivos levaram os professores a exigirem a Formação Especifica para a Escola? Nesta perspectiva, analisamos o PPP atual da escola e diagnosticamos os aspectos que dificultam o trabalho do educador. Os procedimentos metodológicos se deram da seguinte forma: Pesquisa de levantamento bibliográfico que enfatize a Educação de Remanescentes de Quilombolas. |
Abstract: | This monograph aims to investigate Quilombola Education: Law 10.639 / 03 to the present time and its impacts on the Political Pedagogical Project of the municipal school Antônia do Socorro Silva Machado located in Quilombo de Paratibe, João Pessoa, Paraíba. We will present the stages by which the School scroll to your current setting. And from this we try to understand the following questions: how is Law 10.639 / 03 being worked in the School? How was the construction of the PPP of the School? What reasons led the teachers to demand the Specific Training for the School? In this perspective, we analyze the current PPP of the school and diagnose the aspects that hinder the work of the educator. The methodological procedures were as follows: Survey of bibliographical survey that emphasizes the Education of Quilombolas Remnants. |
Palavras-chave: | Lei 10.639/03 - contexto histórico Formação quilombola Educação quilombola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14641 |
Data do documento: | 13-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFCCM26022018.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons