Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1474| Tipo: | TCC |
| Título: | Alfabetização de surdos em L2: reflexões sobre a prática pedagógica |
| Autor(es): | Pereira, Douglas William Quirino |
| Resumo: | Decorrente do fato de que a alfabetização de surdos em Língua Portuguesa se apresenta como um conteúdo em estágio incipiente para a literaturado país, percebe-se,portanto, a necessidade de estudos que consigam avançarnesta direção. Considerando isto, esteestudo objetiva identificar na prática pedagógica de profissionais alfabetizadores de surdos, os modelos de alfabetização utilizados e suas possibilidades no processo de aquisição de L2. Sendo assim, esta investigação utiliza-se da pesquisa de natureza qualitativa com caráter explicativo e exploratório realizada junto a uma amostra de 7 (sete) indivíduos que apresentam a alfabetização de surdos imbricadaàs suas práticas profissionais. Valendo-se da técnica de análise dos questionários, o estudo aponta como temáticas principais ascategorias relacionadas ao perfil profissional dos sujeitos da amostra; sobre seus conhecimentos acerca da alfabetização em Língua Portuguesa e, por fim, dados relacionados a apontamentos conceptuais e metodológicos na alfabetização de surdos. Em síntese, possibilidades metodológicas identificadas na prática pedagógica dos sujeitos pesquisados podem direcionar entendimentos para modelos que não se fazem mais necessários serem utilizados,e outros que merecem sermelhorestudados e praticados, entre estes últimos é avaliado como necessária na prática da alfabetização de surdos os modelos que levam em consideração a proposta bilíngue, pois além de considerar as fundamentações metodológicas mais adequadas no trabalho com o surdo, considera o sujeito surdo, a pessoa surda e as práticas da comunidade deste sujeito, e não apenas a “suposta/prescrita deficiência”. |
| Abstract: | Due to the fact that the deaf literacy in Portuguese Language presents as an incipient stage content to literature within country, hence the need for studies that can move in this direction. Considering this, the presente study aims to identify in the pedagogical practice of the deaf professionals, literacy models used for them and their possibilities in the process of L2 acquisition. Thus, this research uses qualitative research with explanatory and exploratory approach conducted with a sample of 7 (seven) individuals that presentes deaf literacy imbricated to their professional practices. Through the analysis of the questionnaires technique, the study points as main themes the categories related to the professional profile of the subjects of the sample; on their knowledge about literacy in Portuguese and, finally, data relating to the conceptual and methodological notes on deaf literacy. In short, methodological possibilities identified in pedagogical practice of research subjects can direct arrangements for models that do not the more necessary to use, and others who deserve to be better studied and practiced among the latter is evaluated as necessary in the practice of deaf literacy the models that take into account the bilingual proposal because in addition to considering the most appropriate methodological foundations in working with the deaf, the deaf as subject, the deaf as person and community practices this subject, not just the "alleged/prescribed disability". |
| Palavras-chave: | Educação de surdos Alfabetização de surdos Educação especial |
| Departamento: | Educação |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1474 |
| Data do documento: | 25-Out-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DWQP25102016.pdf | 877,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
