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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Impactos da terceirização de serviços de conservação e limpeza no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
metadata.dc.creator: Almeida, Carlos Roberto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreira, Ivan Targino
metadata.dc.description.resumo: A terceirização no Brasil é uma prática que data da década de 1950, com a vinda das indústrias multinacionais do setor automobilístico, estendendo-se a outras áreas e ganhando repercussão na década de 1970 com a reestruturação produtiva. Por tratar-se de uma questão conjuntural, ela se tomou temática constante nos discursos das organizações, dos trabalhadores e de governantes, podendo ser caracterizada como instrumento atual de precarização do trabalho, que já carrega em sua história um processo de exploração do trabalhador. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o uso da ferramenta da terceirização no Instituto Federal de Educação, Ciência ?? Tecnologia da Paraíba (IFPB), especificamente quanto aos serviços prestados no setor de conservação e limpeza na sede de sua Reitoria, observando as vantagens e desvantagens para a Instituição e para os trabalhadores contratados. Como objetivos específicos, se tem: analisar o processo de implementação da estratégia da terceirização no serviço público; investigar o uso da terceirização no âmbito IFPB; e identificar o perfil dos profissionais terceirizados que atuam no setor de conservação e limpeza na Reitoria. Através de pesquisa bibliográfica e documental foi apresentado um breve histórico da terceirização no Brasil, os principais conceitos que tratam desta temática, sua aplicação e base legal. Neste sentido, ela figura como uma prática presente tanto no setor privado como no serviço público, embora neste último existam questões particulares para discussões referentes à legislação, que dispõe de artigos específicos para o segmento público. A pesquisa qualitativa foi escolhida neste trabalho, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários com perguntas fechadas e abertas, realizados com gestores e trabalhadores terceirizados da instituição. Com a análise de conteúdo, constatou-se que a terceirização afeta na prática profissional dos trabalhadores contratados nesta modalidade, de modo que impacta de negativamente sobre a prestação dos serviços, a garantia dos direitos dos trabalhadores e sobre a efetividade e a responsabilização da Administração Pública.
Abstract: Outsourcing in Brazil is a practice that dates back to the 1950s, with the coming of multinational automobile industries, extending to other areas and gaining repercussion in the 1970s with the restructuring of production. Because it is a conjunctural issue, it has become a constant theme in the discourses of organizations, workers and government, and can be characterized as a current instrument of precarious work, which already carries in its history a process of exploitation of the worker. ln this sense, the present work aims to analyze the use of the outsourcjng tool in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB), specifically regarding the services provided in the conservation and cleaning sector at its Rectory, observing the advantages and disadvantages for the institution and for contract workers. Specific objectives include: analyzing the implementation process of the outsourcing strategy in the public service; investigate the use of outsourcing under the IFPB; and identify the profile of the outsourced professionals who work in the conservation and cleaning sector in the Rectory. Through bibliographic and documentary research a brief history of outsourcing in Brazil was presented, the main concepts that <leal with this theme, its application and legal basis. ln this sense, it appears as a present practice in the private sector as well as in the public service, although in the latter there are particular issues for discussions regarding legislation, which has specific articles for the public segment. The qualitative research was chosen in this work, having as instruments of data collection questionnaires with closed and open questions, made with managers and outsourced workers of the institution. With the analysis of content, it was verified that outsourcing affects the professional practice of workers hired in this modality, so that it impacts in different ways the provision of services, guarantee of their rights, effectiveness and accountability of Public Administration.
Keywords: Terceirização
Administração pública
Precarização do trabalho
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia da Paraíba
Outsourcing
Public administration
Precarization of work
Federal Institute of Education
Science and Technology of Paraíba
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14836
Issue Date: 28-May-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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