Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15043
metadata.dc.type: TCC
Title: Função afim e aplicações
metadata.dc.creator: Araújo, Jonas Petrúccio Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Arancibia, Jacqueline Fabiola Rojas
metadata.dc.description.resumo: O conhecimento acerca do surgimento e desenvolvimento dos conceitos matemáticos é uma ferramenta de essencial importância para o professor na elaboração de uma linguagem matemática que proporcione uma maior compreensão por parte dos alunos. Existe uma notória dificuldade dos alunos em relação ao conceito de função, seja pelo rigor do formalismo, seja pela gama de definições acerca do tema. Neste trabalho, foram exploradas as aplicações da função afim, estabelecendo conexões com outros temas, visando tornar o conteúdo compreensível e significativo para o aluno. O Livro didático utilizado apresenta o conteúdo de maneira dinâmica e ilustrada, trazendo aplicações da teoria, exercícios de variados níveis de dificuldade. A Metodologia que sugerimos ao professor é trabalhar as aplicações através de algumas ferramentas, como o projetor ou computador. Este trabalho faz uma breve retrospectiva acerca da evolução deste conceito, assim como análise de anotações de conteúdo em tela.
Abstract: The knowledge about the emergence and development of mathematical concepts is a tool of essential importance for the teacher in the elaboration of a mathematical language that provides a greater understanding on the part of the students. There is a notorious difficulty of the students in relation to the concept of function, either by the rigor of formalism or by the range of definitions about the theme. In this work, the applications of the related function were explored, establishing connections with other themes, aiming to make the content understandable and meaningful for the student. The textbook used presents the content in a dynamic and illustrated way, bringing applications of theory, exercises of varying levels of difficulty. The methodology we suggest to the teacher is to work the applications through some tools, such as the projector or computer. This work gives a brief retrospective about the evolution of this concept, as well as analysis of annotations of content on screen.
Keywords: Função afim
Função linear
Aplicações de funções
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15043
Issue Date: 5-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPTA10072019.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.